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A educação física como área abrangente do conhecimento

25/04/2016

Ao pensarmos a Educação Física como uma área de saber e de atuação profissional, precisamos fazê-lo de uma forma complexa e multideterminada. É fundamental ainda, nesse exercício de análise, entender aquilo que ela é, sua constituição, bem como seu objeto e seus meios de trabalho.

Antes de tudo, a Educação Física é um processo educativo. Como tal, possibilita ao homem (enquanto membro do gênero humano) a apropriação de conhecimentos, valores, costumes, etc. produzidos e acumulados pela humanidade ao longo da história. Tal apropriação sempre objetiva uma transformação na realidade.

Saber o que se estuda em Educação Física é outro ponto crucial e, por vezes, motivo de muitas dúvidas em seus partícipes. A Educação Física é a área do conhecimento que estuda a cultura corporal. Esta consiste no conjunto de manifestações corporais produzidos historicamente pelo conjunto da humanidade. Tal entendimento nos coloca num patamar de não reduzir a educação física as atividades de musculação ou aos esportes de auto rendimento, mas, isto sim, de considerá-la como uma área bem mais potencial, ampla e complexa.

Dito isso, questionamos: qual seria o objeto de trabalho da Educação Física? Tal objeto são os indivíduos coletivos, reais e ativos, situados historicamente num determinado lugar e com necessidades particulares. Desta feita, é, ao atendimento dessas necessidades que a educação física deve se debruçar. Necessidades essas que podem ser múltiplas, desde a necessidade relacionada a saúde, passando por questões estéticas e se estendendo as questões lúdicas, bem como todas elas juntas.

Nessa perspectiva, o curso de Educação Física Bacharelado da FERA se propõe para além das propostas centradas no desenvolvimento técnico, acrítico e fragmentado da profissão. A proposta do curso visa promover um saber onde a Educação Física entenda o homem como constituído de vários complexos em constante articulação, não como o corpo sendo algo mecânico e exato, visando apenas o desenvolvimento do aspecto fisiológico, independentemente dos demais. 

O curso, pare além das questões estéticas ou estritamente ligadas ao setor saúde, se pretende como provedor de uma formação para a diversidade, formando indivíduos coletivos dotados de consciência crítica e senso de participação do cenário econômico, político e cultural.

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