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A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO BRASIL

13/03/2018

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN Nº 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação direcionam as políticas públicas brasileiras no campo educacional na direção de mudanças significativas em relação aos profissionais de educação, mudanças que visam, sobretudo, a elevação dos padrões de desempenho, destacando-se entre as diversas medidas, o estabelecimento do ensino superior como patamar mínimo de escolaridade na formação desses profissionais.

A LDBEN em seu artigo 62 afirma que:

A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a ser oferecida em nível médio, na modalidade Normal (BRASIL, 1996, p.28, grifo nosso).

            As Diretrizes apresentam, também, em seu artigo 64 a definição dos propósitos para o Curso de Licenciatura-Pedagogia. Esses propósitos explicitam que A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional (BRASIL, 2005).

            Esses pressupostos apontam que novas exigências são

colocadas constantemente diante dos profissionais de educação o que leva a necessidade de uma reflexão que aponte os limites e as possibilidades de construção de novos espaços educativos destinados ao atendimento de crianças, de jovens e de adultos.

Pimenta (2002, p.95-96), salienta que:

Essas diferentes representações ou funções da educação, de um modo ou de outro, expressam o reconhecimento de que ela é condição coadjuvante e fundamental para maior igualdade social, para o desenvolvimento econômico, científico, humano, cultural, público e tecnológico. E é exatamente o reconhecimento desse poder relativo, mas, sem dúvida, real da educação que instaura as bases para perceber as diferenças entre os discursos e programas de ação que efetivamente traduzem a educação como possibilidade de desenvolvimento e de maior igualdade social e aqueles que apenas a valorizam na retórica.

É nessa perspectiva que o Curso de Pedagogia da FERA busca consolidar um Projeto Pedagógico que atenda as Diretrizes Curriculares Nacionais e que aponte para os diferentes saberes constitutivos de uma epistemologia da Pedagogia, em defasados pressuposto da Ciência da Educação que se consubstancia na Teoria Pedagógica, considerando os princípios sócio histórico advindo da formação de professores.

Essa contribuição é importante porque, também, em Alagoas, Estado historicamente marcado por um modelo político e econômico excludente, as dificuldades em garantir o efetivo direito à educação de qualidade para todos, seja pela impossibilidade de acesso à escola, seja pelo fenômeno do fracasso escolar, especialmente aos empobrecidos, aos precocemente inseridos no mundo do trabalho, às populações indígenas, aos quilombolas, aos filhos dos trabalhadores rurais e as pessoas com deficiência tem sido evidenciadas pelos índices oficiais.

A faculdade FERA tem o Curso de Pedagogia que inclusive é referência no estado de Alagoas, pois oferecer um ensino de qualidade com os melhores profissionais para formar excelentes pedagogos a opção é nossa e estudar numa instituição que é referência em ensino, pesquisa e extensão a opção é sua! Agende seu vestibular pelo numero 3530-4019. Por que o nosso sonho é realizar o seu.