Área do aluno

Aperfeiçoamento

Atividades de Extensão e Aperfeiçoamento

A FERA manterá atividades de extensão acadêmica e cultural e de aperfeiçoamento cultural e profissional, através da criação, adaptação, difusão e transferência dos conhecimentos e de tecnologia e/ou afins às áreas de seus cursos, destinadas a órgãos do governo e não governamentais, à sociedade e ao cidadão em geral, dando ênfase às necessidades da região onde está inserida.

As atividades de extensão e de aperfeiçoamento são coordenadas pelas coordenadorias de cursos, podendo ser criada uma coordenadoria própria de extensão, conforme necessidade e disponibilidade de recursos. Para a execução dessas atividades, a FERA pode adotar providências para alocação de recursos próprios de seu orçamento anual e/ou fará uso da captação de recursos de outras fontes.

Os alunos engajados nas atividades de extensão e aperfeiçoamento, Programa de Educação Continuada, por solicitação pessoal ou de seu professor/supervisor, podem requer aproveitamento de estudos e frequência oriundos de atividades escolares.

Esses alunos dos cursos de extensão e aperfeiçoamento da FERA ou de outras Instituições, e que sejam selecionados nos processos seletivos aos cursos de graduação da FERA, podem requerer aproveitamento de estudos e frequência dos estudos realizados, devendo comprovar, através de certificação, os conteúdos abordados, frequência e avaliação.

O aproveitamento de estudos de que trata o parágrafo anterior, tem como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, nº 9394, de 20/12/1996, e suas alterações, o Plano Nacional da Educação – PNE em vigor, e será regido, complementarmente, por regulamentação aprovada pelo Conselho Superior da FERA.

Cabe ao Conselho Superior aprovar proposta das Coordenações, com anuência da Direção Acadêmica, relativa à formalização das atividades de extensão e aperfeiçoamento integradas ao currículo pleno do curso, inclusive com aproveitamento de estudo e frequência escolar.

O ingresso aos cursos de extensão e aperfeiçoamento poderá ser precedido de Processo Seletivo, dependendo da natureza e especificidade do curso.

Por meio de suas atividades de extensão e aperfeiçoamento, a FERA proporciona a seus professores e alunos, a oportunidade de participar de atividades que se destinem a elevar as condições de vida da comunidade ou que visem ao progresso e desenvolvimento do país.

Os programas referidos neste item estimulam as atividades que:

  1. Visem à formação cívica indispensável e a criação de uma consciência de direitos e deveres do cidadão e do profissional
  2. Assegurem oportunidades para o desenvolvimento do setor educacional, cultural, artístico e desportivo
  3. Promovam a melhoria das condições da educação básica, especialmente a atuação docente neste nível de ensino
  4. Promovam a prática desportiva, mantendo, para o cumprimento desta, orientação adequada e instalações especiais.