Área do aluno

Curso de Braile

O sistema de leitura para cegos, conhecido como Braile, surgiu a partir de um sistema de leitura no escuro desenvolvido por Charles Barbier, para uso militar. Quando o francês Louis Braille, que era cego, conheceu o sistema, passou a utilizá-lo e logo depois o modificou, passando de um grupo de 12 pontos para um grupo de apenas 6 pontos, formado por duas colunas com três pontos cada. O agrupamento de seis pontos possibilita a constituição de 63 símbolos diferentes que servem para representar caracteres na literatura, na matemática, na informática e na música. O sistema foi inventado em 1825 e até hoje é utilizado em todo o mundo.

Apesar da sua eficiência em proporcionar o acesso das pessoas cegas a informações, leitura, estudo, etc. o sistema não conseguiu ainda progredir e atingir todos os meios da sociedade. Sendo assim, o cego enfrenta muitas dificuldades pois dificilmente encontra outras pessoas que conheçam o sistema, e na maioria das vezes os equipamentos, setores públicos, etc, não trazem as informações escritas em braile. Torna-se difícil até mesmo utilizar o banheiro, pois não têm como saberem se o banheiro é feminino ou masculino. Esse problema seria facilmente resolvido se as letras da placa na porta dos banheiros públicos tivessem a inscrição em braile. Assim como esse caso, vários outros se manifestam. Cardápios, cartazes informativos, placas com o nome das ruas, entre muitas outras. O sistema braile ainda tem que ser difundido para que as pessoas cegas sejam realmente incluídas na sociedade e possam ter maior autonomia, o que trará uma força muito maior de viver para cada uma delas apesar da sua deficiência.

A Faculdade FERA oferta o curso de Braille todos os anos. O curso possui a carga horária de 40 horas e é aberto para a comunidade acadêmica participar. As inscrições sempre ficam disponibilizadas na sede da instituição e no site uma mês antes do inicio do curso. Maiores informações pelo telefone: 3530-4019.

Objetivo geral do curso

Proporcionar aos educandos o conhecimento e a importância do Braile, identificando as características fundamentais do Braile, numa proposta bilíngüe, oportunizando através do aprendizado, desenvolver habilidade de entender o Braile, dando-lhe bagagem para o entendimento da comunicação plena.

Informações: 3530-4019