Área do aluno

Diversidade

  • Ações referentes à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e o patrimônio cultural

    As ações referentes à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e o patrimônio cultural são implantadas na FERA sob demanda, ou vinculada à extensão quando se referem diretamente a comunidade ou vinculadas a um curso de graduação quando se refere a atividade entendida como pedagógica para o curso, principalmente com fulcro na legislação vigente que regulamenta esta matéria.

    As ações podem resultar em projetos institucionais que se realizem por meio de eventos tais como: palestras sobre meio ambiente e outros temas, semana cultural com atividades teatrais e ações envolvendo temas relacionados a Gênero e Raça. Ciclos de debates e grupos de pesquisa, dia da responsabilidade social, curso de inglês e informática para a comunidade, curso de capoeira e Karatê, coral da IES, Projeto Fera + ação onde envolve atividades de dança, oficinas e mini curso, curso de artesanato, vestibular solidário, projeto do lixo seletivo, gincana ambiental com coleta de garrafas pets e coleta de baterias e pilhas. Curso de fabricação de sabão caseiro entre outras ações.
  • As ações referentes à diversidade

    A FERA tem implantadas atividades institucionais, nas quais não faz qualquer distinção no que se refere à diversidade. Ou seja, entende a diversidade como uma multiplicidade, uma variedade, pluralidade, que transcende o gênero ou o fulcro de qualquer que seja o evento a ser considerado. Estas ações estão devidamente acompanhadas pela coordenação de extensão, ou quando for o caso de vínculo direto a um curso de graduação são acompanhadas pela coordenação de curso.
  • Ações referentes ao meio ambiente

    A FERA tem implantadas atividades institucionais no que se refere ao meio ambiente, inclusive disciplinas na estrutura curricular de alguns de seus cursos de graduação. Estas ações estão devidamente acompanhadas pela coordenação de extensão, ou quando for o caso de vínculo direto a um curso de graduação são acompanhadas pela coordenação de curso.
  • Ações referentes à memória cultural

    A FERA tem implantadas atividades institucionais no que se refere à memória cultural.

    A FERA entende que memória cultural é constituída por heranças simbólicas materializadas em textos, ritos, monumentos, celebrações, objetos, escrituras sagradas e outros suportes mnemônicos que funcionam comogatilhos para acionar significados associados ao que passou. Além disso, remonta ao tempo mítico das origens, cristaliza experiências coletivas do passado e pode perdurar por milênios.

    Estas ações estão devidamente acompanhadas pela coordenação de extensão, ou quando for o caso de vínculo direto a um curso de graduação são acompanhadas pela coordenação de curso.
  • Ações referentes à produção artística

    A FERA tem implantadas atividades institucionais no que se refere à produção artística. Estas ações estão devidamente acompanhadas pela coordenação de extensão, ou quando for o caso de vínculo direto a um curso de graduação são acompanhadas pela coordenação de curso.
  • Ações referentes ao patrimônio cultural

    A FERA tem implantadas atividades institucionais no que se refere ao patrimônio cultural. Entende patrimônio cultural como um conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas. Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiquíssimas.

    Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história. 

    Estas ações estão devidamente acompanhadas pela coordenação de extensão, ou quando for o caso de vínculo direto a um curso de graduação são acompanhadas pela coordenação de curso.