Área do aluno

Investimentos e Melhorias

  • Investimentos e melhorias

    A FERA tem o seu Planejamento Financeiro para o período de 2015 – 2019, em que faz a previsão de receitas e despesas dos principais elementos orçamentários de sustentabilidade. Com isto, elabora sua estratégia de gestão econômico-financeira inclusive com seu plano de investimentos.
  • Estratégia de gestão econômico-financeira

    A estratégia elaborada pela FERA tem fulcro no macro ambiente observado, político social, fiscal e educacional, principalmente no que se refere à expansão que ora o Governo Federal estimula em se tratando de interiorização do ensino superior.

    De outro viés observa que o micro ambiente, principalmente relativo a clientes e concorrentes, ainda apresenta pontos vulneráveis, o que permite a expansão da FERA enquanto instituição de ensino superior.

    Deste entendimento e voltando-se a uma análise econômico e financeira verifica que pode produzir uma geração de receitas a preços de mercado, que dê conta para realizar suas despesas correntes e manter um nível de investimentos (despesas de capital) necessários à sua expansão.

    Entende que os resultados do cenário previsto para o período referenciado neste Plano, também expressos em termos quantitativos, são significantes em termos de riscos e retornos financeiros positivos, já a partir de 2014.
  • Sustentabilidade financeira

    A FERA tem sua sustentabilidade assentada no recebimento de suas mensalidades escolares contra seus gastos operacionais. Tem fulcro em planejamento orçamentário anual no qual constam as expectativas de receitas gastas de resultados financeiros.
  • Plano de investimento

    A FERA tem em seu planejamento orçamentário que se constitui da formação de receitas, despesas correntes e despesas de capital. O plano de investimento se refere exclusivamente às despesas de capital, ou seja, acervo bibliográfico, equipamentos e mobiliários, para este período. Após implantados todos os Cursos serão estabelecidos percentuais sobre a receita líquida para os devidos investimentos.
  • Relação entre o planejamento financeiro (orçamento) e a gestão institucional

    O Planejamento Financeiro é um instrumento de gestão. Sua relação com a gestão institucional aponta para o suporte às políticas e ações decorrentes do ensino, da pesquisa e da extensão. Seus resultados (orçamento) com as devidas especificações que caracterizam tanto a entrada quanto a saída de recursos financeiros, estão demonstrados no planejamento financeiro.
  • Investimentos mensais

    - 2 mil reais para compras de livros para a biblioteca

    - 2 mil reais para compra de equipamento dos laboratórios

    - 2 mil reais para propaganda e marketing

    - 2 mil reais para obras internas

    - 2 mil reais para projetos, pesquisas e ações de extensão

    - 3 mil reais para almoxarifado e materiais em geral