Mídia / Jornal Fera

10 erros comuns que um recém-formado pode cometer

16/07/2014

Depois que terminam a faculdade muitos jovens ficam perdidos na hora de tomar algumas decisões e planejar seu futuro. A maioria dos recém-formados se equivoca quando pensam que já podem ser independentes e pagar todas as contas sem nenhum esforço. A conclusão do Ensino Superior é o momento ideal para procurar um novo emprego e economizar para investir no seu patrimônio no futuro.

Essa etapa da vida também serve para respirar e traçar com calma o rumo e a carreira que o jovem planeja seguir. É importante definir bem as metas e colocar todos os esforços na procura por uma vaga que te dê oportunidades de crescer profissionalmente.

Não viajar depois da faculdade
Quando você entrar para o mundo real, você terá pouco tempo para pensar em viajar ou aproveitar o tempo de folga. Agora que você acabou a faculdade, por que não tirar uns dias e sair da rotina? É claro que algumas pessoas não podem financiar uma viagem nessa etapa da vida, porém separe um tempo para descansar, nem que seja em um destino próximo.

Não voltar pra casa
Na maioria das vezes, não dá pra evitar essa volta. Aluguel é algo caro e pode abalar suas finanças caso você não tenha condições de pagá-lo logo após sair da faculdade. A melhor opção nessa hora é voltar para a casa dos pais por alguns meses e pensar com calma no próximo passo que deve ser tomado. Se essa não for uma opção, considere pelo menos alugar um lugar pequeno com algum colega.

Ficar sem plano de saúde
Andar por aí sem um plano de saúde não é uma boa ideia, principalmente quando você sai da faculdade e de alguma forma se torna independente. Há opções baratas e que não vai pesar no planejamento financeiro do recém-formado. A dica pode fazer com que você não se envolva em grandes dívidas caso precise de atendimento médico no futuro.

Se concentrar somente em procurar um emprego
Depois de terminar a faculdade, muitos recém-formados se concentram somente na busca pelo emprego ideal e acabam deixando de lado o aprendizado. Não adianta ficar esperando sentado pelas entrevistas de emprego. Aproveite o tempo livre e procure atualizar seu currículo com cursos de aperfeiçoamento e palestras

Não se preparar para crescer na vaga de emprego
É comum que o recém-formado esteja tão concentrado em conseguir um novo emprego que quando começa a trabalhar acaba não cuidando de sua imagem. Parece óbvio, porém é importante ressaltar que o ambiente de trabalho muitas vezes é formal e roupas do cotidiano não combinam com a empresa.

Deixar de pagar as contas
Acumular dívidas e não conseguir pagá-las neste ponto da carreira é a pior coisa que um recém-formado pode fazer. Além de receber diversas ligações de pessoas cobrando, o jovem pode ter seu nome estampado nos principais órgãos de proteção ao crédito e não conseguir a liberação de um empréstimo ou financiamento no futuro.

Gastar sem controle
Gastar sem planejamento é um dos principais erros dos recém-formados. Além de ficar com pouco dinheiro no final do mês para cobrir eventuais imprevistos, o estudante não terá um fundo de reserva para investir em patrimônios no futuro.

Planeje guardar certa quantia mensalmente. Depois de alguns anos, esse valor pode te ajudar a dar entrada em um apartamento, carro ou até mesmo para fazer a tão sonhada viagem.

Comprar ou financiar um carro novo
Você realmente precisa de um carro? Geralmente o transporte público de muitas cidades pode ser suficiente para um recém-formado se locomover no dia-a-dia.

Se não tiver alternativa, pense na hipótese de comprar um veículo usado. Depois de alguns anos você provavelmente vai estar bem posicionado em um emprego e terá a chance de comprar algo bem acima do esperado.

Pedir comida todas as noites
Gastar R$ 20 ou R$ 30 todos os dias pode aumentar drasticamente o seu orçamento, que muitas vezes é reduzido. A idéia não é deixar de pedir comida ou comer fora pelo resto da vida, porém estabeleça limites e procure se alimentar mais em casa.

Uma boa dica é cozinhar uma grande quantidade de refeições e congelá-las para facilitar o trabalho nas próximas vezes. Além disso, aprender a cozinhar e a fazer pratos diferentes também pode ser um diferencial na hora de chamar alguém pra jantar

Esquecer de todos os bons aspectos da vida depois da faculdade
Às vezes o recém-formado se concentra tanto para conseguir um novo emprego e se dar bem que acaba esquecendo-se dos pontos bons da vida.

Além de ser o momento de se esforçar para crescer profissionalmente e pagar suas contas, a vida após a faculdade também deve ser aproveitada de outras maneiras. Não deixe de sair com os amigos, ir às festas, namorar, fazer o que gosta.

Equilibrar a diversão com o trabalho pode ajudar muitos jovens a não pirarem com a frequente cobrança no ambiente de trabalho. Lembre-se: a vida depois da universidade é só uma fase. Quando menos esperar, pode ter pessoas trabalhando para você.

Fonte: UFGC