Mídia / Jornal Fera

3 recursos argumentativos que podem ser úteis na redação do Enem 2015

29/09/2015

Em geral, as provas de redação aplicadas nos vestibulares exigem que o candidato saiba organizar suas principais ideias ao longo do texto, utilizando argumentos pertinentes para defender a sua tese. No caso especial do Enem, exige-se que o aluno elabore uma proposta de intervenção para solucionar o problema relacionado ao tema que ele deverá discorrer. Para isso, é necessário saber argumentar.

Confira a seguir 3 recursos argumentativos que podem ser úteis durante a elaboração do seu texto:


1 - Autoridade
Consiste em fazer alusões ou em recorrer a citações de personalidades reconhecidas e relacioná-las ao tema em questão. Esse recurso confere maior credibilidade ao texto, já que se baseia na opinião de um especialista.

2 - Consenso
Trata-se de se basear em ideias e valores em circulação na sociedade aceitos como verdadeiros por um grupo social. Elas se assemelham às evidências do discurso científico. Argumentos que contrariam o ponto de vista consensual são considerados fracos. No entanto, é preciso ter cautela ao utilizar esse recurso, uma vez que o consenso é algo que todos já sabem.

3 - Provas concretas
Essa técnica consiste em apresentar dados concretos para comprovar a tese do autor, criando sentido de realidade, de evidência. Esses dados podem ser retirados de levantamentos estatísticos, relatórios e pesquisas, por exemplo. Lembre-se de que, para ter um argumento forte, a fonte usada deve ser confiável, ter credibilidade. Esse recurso possui um grande poder de persuasão, uma vez que relaciona o tema com os fatos da realidade.

Estude essas dicas e entre no caminho certo para obter a nota máxima na prova de redação!

Fonte: Universia Brasil