Mídia / Jornal Fera

4 hábitos que você deve desenvolver para ser mais organizado

16/12/2013

4 hábitos que você deve desenvolver para ser mais organizado: 1. Crie um lugar para todas as coisas

Se você quer se manter organizado, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional, um ótimo truque é determinar um lugar para todas as coisas e se esforçar para mantê-las sempre ali. Dessa maneira, você acabará se acostumando a vê-las no lugar que definiu e se lembrará sempre de deixá-las lá depois de utilizá-las. Você pode fazer isso com os objetos no seu quarto ou mesa de trabalho e até mesmo com os seus arquivos no computador. A técnica também vai ajudá-lo a evitar perder as coisas, uma vez que elas sempre estarão no lugar correto. Pode dar adeus àquelas horas procurando suas roupas ou cadernos.


4 hábitos que você deve desenvolver para ser mais organizado: 2. Não procrastine

O velho hábito de deixar as coisas para outro momento é um dos principais responsáveis pela sua falta de organização. Você vai acabar deixando que as coisas se acumulem e, em algum momento, acabará se perdendo nas próprias tarefas. A maneira certa de resolver isso é realizar uma atividade tão logo ela apareça diante de você. É claro que isso não será aplicável em todas as situações da sua vida, mas sempre que for possível, opte por resolver as coisas imediatamente.


4 hábitos que você deve desenvolver para ser mais organizado: 3. Só abra o e-mail quando necessário

Embora o e-mail ainda seja um meio de comunicação muito útil, também é um dos principais inimigos da organização. Se deixamos a ferramenta aberta ao longo do dia, nos sentimos tentados a checar as novas mensagens com frequência, deixando que nossas tarefas atrasem e acabem se acumulando. Por isso, o ideal é que você abra o e-mail apenas quando necessário e procure manter o foco apenas nos e-mails que realmente precisa enviar ou responder.


4 hábitos que você deve desenvolver para ser mais organizado: 4. Faça listas de tarefa e revise-as

Adquira o hábito de criar listas de tarefas no início do seu dia e vá riscando tudo aquilo que tiver sido concluído. No fim do dia, revise esta lista e identifique quais tarefas ficaram pendentes. Transfira-as para a lista do dia seguinte em status de prioridade. Ao chegar ao trabalho pela manhã, garanta que você olhou a lista de tarefas pendentes antes de começar a adicionar coisas novas. Isso vai fazer com que você organize as tarefas do dia a dia, além de desenvolver sua capacidade de priorizar.


Fonte: Universia Brasil