Mídia / Jornal Fera

4 maneiras de estimular a capacidade de argumentação dos estudantes

24/11/2015

Muitos estudantes costumam ter dificuldades para elaborar uma argumentação, seja durante a produção de textos ou em uma conversa, por exemplo. O pensamento crítico e a capacidade de sustentar as próprias ideias são características fundamentais, não só no ambiente escolar, como também no âmbito profissional.

Sabendo disso, separamos 4 maneiras de despertar a análise crítica nos alunos. Confira:

1 - Permita que os alunos escolham

É interessante dar maior poder de escolha aos alunos durante as aulas. Por exemplo, se você vai pedir uma leitura para uma prova, procure sugerir mais de uma opção de livros aos estudantes, para que eles escolham aquele que possuem mais afinidade.

2 - Colabore para o autoconhecimento

Para ter sua própria argumentação, o primeiro passo é conhecer a si mesmo, entendendo qual é o seu próprio ponto de vista. Você pode estimular essa compreensão propondo alguma atividade em que eles escrevam sobre si mesmos ou sobre algo significativo para eles, por exemplo.

3 - Incentive a participação nas aulas

É importante que, durante as aulas, você incentive os seus alunos a tirarem dúvidas sempre que as tiverem. Isso pode ser um sinal de que os estudantes estão pensando por eles mesmos, servindo como um bom primeiro passo.

4 - Transforme os erros em aprendizado

Como professor, é importante que você mostre como os alunos podem aprender a partir dos próprios erros. Por exemplo, ao dar uma prova é interessante mostrar quais foram as questões que o aluno errou, ao mesmo tempo em que os auxilia a entender o porquê de não terem compreendido do que se tratava aquela pergunta.

Fonte: Universia Brasil