Mídia / Jornal Fera

5 dicas para se preparar para a volta às aulas

31/07/2017

Voltar às aulas nem sempre é fácil. Sair do ritmo de férias, ter que voltar a acordar na hora determinada e retomar a rotina de estudos pode desanimar um pouco. Mas, não precisa ser assim! Se você se preparar, é possível tirar o melhor proveito do segundo semestre e ainda usá-lo para alavancar as suas notas.

1. ORGANIZE-SE
Não espere chegar o domingo à noite para organizar o seu material. Aproveite os dias restantes para deixar tudo em ordem e separar o que você precisa. Caso você ainda não tenha feito isso, essa é a hora de fazer aquela faxina na mochila, no estojo e no fichário. Jogue fora tudo que não funciona mais, reponha o que for necessário e deixe tudo pronto para o dia da volta.

2. PLANEJE-SE
Se você andou ignorando a sua agenda no semestre passado, essa é a hora de colocá-la para trabalhar. Marque datas importantes, semanas de provas e conteúdos que você precisa estudar mais. Se esse é o seu ano do vestibular ou se você vai prestar o Enem 2017, essa é a hora de colocar no papel todos os temas que você precisa reforçar.

3. CRIE METAS
Elas podem ser tanto nos estudos quanto sociais. O segundo semestre é como um ano-novo antecipado. O que você quer para ele? Quais são os seus objetivos? Você pode querer trabalhar mais em grupo, fazer novos amigos, aumentar a nota em determinada matéria... Reúna todos os seus objetivos e marque-os. A ideia é ir riscando um a um ao longo desses meses.

4. DURMA
É comum que os horários fiquem bagunçados durante as férias. Por isso, se você ainda não se acostumou outra vez à rotina, é hora de começar. Tente dormir uma hora mais cedo do que você tem dormido e acordar antes também. A ideia é fazer com que o seu corpo se ajuste a mudança de horário gradualmente.

5. SEJA POSITIVO
Não veja a volta às aulas como algo chato, mas como uma oportunidade de aprender mais e desenvolver o seu potencial. Se você fixar a sua mente em pensamentos como “não acredito que as férias acabaram”, todo o processo será bem mais difícil. Encontre pontos positivos em voltar a estudar e foque neles. Boa volta!

Fonte: Universia Brasil