Mídia / Jornal Fera

5 dicas para turbinar o seu currículo profissional

29/10/2015

Para se destacar em uma entrevista de emprego, além de ter uma boa postura com durante a conversa com o recrutador, é necessário saber elaborar um bom currículo, inserindo nele as principais experiências e qualidades profissionais e fazendo com que ele se identifique com as características da empresa. Para isso, é importante saber alguns truques para turbiná-lo, como não inserir informações em excesso, por exemplo.

Sabendo disso, abaixo damos um passo a passo para elaborar um bom currículo. Confira a seguir:

1 - Comece a escrevê-lo com antecedência
É importante começar a elaborar o currículo antes mesmo de procurar emprego ou concorrer a uma vaga em determinada empresa. Isso porque, começando a escrever com antecedência, é possível pedir opinião dos seus colegas ou familiares para ver o que eles sugerem, assim como editá-lo e acrescentar novas experiências que podem surgir. Pense que, quanto mais cedo você começar, melhor você poderá aperfeiçoá-lo.

2 - Liste atividades extracurriculares
Na hora de elaborar o currículo, é importante pensar em todas as atividades que você fez fora da faculdade ou de trabalhos anteriores, identificando aquelas que podem destacá-lo. Leve em consideração experiências como projetos voluntários, intercâmbios, cursos, imersões, entre outros. Lembre-se que, por mais simples que pareça, algumas vivências podem ser essenciais para sobressair-se em relação aos demais candidatos.

3 - Organize-o em categorias
Uma boa organização do currículo é fundamental. Por isso, é interessante separar as suas experiências e atividades conforme a área que elas se encaixarem. Além de melhorar a apresentação o do documento, deixando-o mais “limpo” visualmente, permite que o recrutador encontre exatamente o que ele deseja buscar, facilitando a sua análise. Por exemplo, imagine uma pessoa que trabalha como jornalista: nesse caso, ela pode classificar a sua experiência conforme o tipo de veículo de comunicação com o qual já trabalhou: blogs, revistas, sites, jornais, entre outros. Assim, o currículo pode ficar mais arranjado, contado já como um ponto positivo no processo seletivo.

4 - Mantenha a coerência
Ao escrever suas experiências, é importante que as informações estejam apresentadas de uma forma coerente. Procure seguir uma ordem cronológica e ao mesmo tempo seja conciso e objetivo em tudo que você escrever. Lembre-se de que todas as informações devem fazer sentido para quem irá analisar o documento.

5 - Não invente nada
Quando se elabora o currículo, uma das preocupações mais importantes que se deve ter em mente é o cuidado para não inventar nenhum tipo de informação. Lembre-se de que se trata de um documento e todas as experiências que estiverem registradas nele devem ser verdadeiras e apresentar procedência.


Fonte: Universia Brasil