Mídia / Jornal Fera

5 maneiras como estudantes podem usar o Tumblr

16/12/2013

5 maneiras como estudantes podem usar o Tumblr: 1. Fonte de informações

Embora muitos dos conteúdos compartilhados na rede social não sejam de fonte confirmada, o Tumblr é uma ótima base para que você inicie suas pesquisas sobre um tema. Você pode procurar páginas especializadas no assunto – existem milhares de páginas que discutem exclusivamente um tema – ou simplesmente utilizar o recurso de busca. Diversas informações curiosas são compartilhadas diariamente na rede social. Tire proveito disso.


5 maneiras como estudantes podem usar o Tumblr: 2. Fonte de inspirações

Busque por textos e imagens inspiradores para começar a desenvolver seu trabalho. Visite páginas relacionadas ao tema que você está estudando e procure por esse tipo de conteúdo. Você pode reblogar essas informações, favoritá-las em sua conta ou mesmo incluí-las no seu trabalho. Se você optar pela última possibilidade, lembre-se apenas de deixar claro que aqueles dados foram retirados do Tumblr e dê os créditos devidos ao dono da página que publicou aquela informação, bem como à pagina em que você a encontrou.


5 maneiras como estudantes podem usar o Tumblr: 3. Apresentação de trabalho

Se você quer inovar na forma de apresentar o seu trabalho, por que não criar uma página do Tumblr onde as informações serão publicadas? Embora muitos conteúdos sejam compartilhados na rede social, você também pode inserir os seus próprios. Portanto, adicione imagens, vídeos, áudios e textos de acordo com a cronologia da sua apresentação, crie um plano de fundo relacionado ao tema do seu trabalho e apresente essa página para o professor e seus colegas de sala. Certamente você estará inovando.


5 maneiras como estudantes podem usar o Tumblr: 4. Diário de Classe

Você e seus colegas podem utilizar o Tumblr como uma espécie de agenda de classe onde serão publicadas as tarefas pedidas pelos professores, datas de provas e trabalhos e até mesmo os conteúdos que estão sendo estudados e quais serão cobrados em futuras atividades. Tudo que vocês precisam fazer é organizar e personalizar a página e deixar alguém responsável pela atualização das informações. Para não ser injusto com seus colegas, sugira um esquema de rodízio em que a cada semana ou quinzena um estudante fique responsável por essa tarefa.


5 maneiras como estudantes podem usar o Tumblr: 5. Portfólio

O Tumblr é um ótimo lugar para mostrar seu trabalho, basta que você o organize como um portfólio digital. Embora as ferramentas de compartilhamento estejam sempre disponíveis, muitos usuários o utilizam apenas para divulgar seu trabalho e acompanhar outros profissionais admirados. E ainda que você acredite que ele funciona apenas para profissionais que trabalham com artes, como ilustradores, pintores, fotógrafos ou escritores, a verdade é que você pode encontrar maneiras de compartilhar qualquer conteúdo. Por isso, se você está aprendendo algo e quer divulgar isso, recorra a essa ferramenta.


Fonte: Universia Brasil