Mídia / Jornal Fera

6 dicas para professores otimizarem as suas aulas

15/04/2014

Um aspecto comum entre vários professores é que eles querem aproveitar ao máximo o seu tempo em sala de aula e acabam se sentindo desmotivado quando não conseguem atingir as suas metas. Esse problema pode ser resolvido de forma simples: criando um plano de otimização das aulas. Veja como fazer isso:

1 – Seja organizado

Independentemente da área que o professor leciona, é essencial que ele seja organizado. É importante ter todos os papéis e trabalhos organizados em diferentes pastas, arquivos ordenados no pendrive, etc. Se ele evitar passar vários minutos procurando pelos slides, por exemplo, esse tempo pode ser aproveitado para tirar dúvidas no fim da aula.

2 – Utilize a tecnologia

Ao invés de ir para a aula carregando vários livros, papéis e projetos, transforme todo esse volume em arquivos digitais. Além de ser mais fácil para você, eles podem ser mais facilmente compartilhados e editados pelos alunos.

3 – Adiante o conteúdo

Se o professor pretende passar um conteúdo muito complexo ou longo, é interessante adiantar esse tema por e-mail ou na aula antes. Forneça textos e vídeos que permita o estudante a conhecer o assunto antes da aula.

4 – Automatize

Alguns procedimentos devem ser feito constantemente e eles podem ocupar muito tempo da sua aula. Por isso, comece a automatizá-los: descubra quais são os procedimentos que podem torná-los mais rápidos de serem feitos. Por exemplo: procure por ferramentas online que ajudem no preenchimento do diário de classe.

5 – Divida

É importante que os professores aprendam a dividir o seu tempo da melhor maneira possível. Por isso, caso veja que não é possível dar todo o conteúdo de uma só vez, a melhor coisa a ser feita é terminar a aula na semana que vem. Afinal, tentar ensinar de maneira muito rápida pode mais prejudicar do que ajudar.

6 – Organize a sala de aula

Uma sala de aula organizada ajuda o professor a manter a concentração e dar aulas melhores e mais eficazes. Por isso, se as carteiras estiverem muito desarrumadas e a lousa estiver cheia de anotações aleatórias, é interessante mudar essas coisas e ter uma sala de aula que aparente estar mais organizada. 

Fonte: Universia