Mídia / Jornal Fera

81% dos jovens deseja cursar o ensino superior, diz pesquisa

21/07/2016

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), divulgada nesta quarta-feira (20), revelou que 81% dos jovens entre 18 e 30 anos pretende fazer um curso superior nos próximos três anos. Apesar do sonho de conquistar o diploma da graduação, mais da metade dos entrevistados (50,5%) afirmou não ter condições financeiras de bancar o curso em uma instituição privada.

Ao todo, foram ouvidos 1.000 jovens de 9 capitais brasileiras (Belém, Manaus, Recife, Fortaleza. Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis), que já haviam completado o ensino médio.

A maioria dos entrevistados (71,9%) estudaram em escolas da rede pública e 62,9% disseram acreditar que os alunos de colégios particulares podem ter mais chances de conquistar uma vaga no ensino superior público. O motivo são as condições e oportunidades diferentes para esses dois tipos de estudantes.

Do total de jovens que almejam entrar no ensino superior, 50,3% afirmaram que estão contando com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para realizar o sonho da graduação. Quase 58% disseram apostar no Programa Universidade para Todos (ProUni) para conquistar o diploma do curso superior.

O estudo também analisou quais são as carreiras mais almejadas pelos jovens estudantes. Numa lista com 20 opções de cursos, medicina ocupou o primeiro lugar, com 12,7% dos entrevistados dizendo querer seguir a profissão. Em seguida, vieram direito (11,1%) e engenharia (10,9%).

Fonte: Universia Brasil