Mídia / Jornal Fera

A importância da especialização

18/12/2014

Em meio à competitividade do mercado de trabalho, destaca-se quem tem experiência profissional e qualificação. Utilizando-se dessa realidade, a indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com o padrão exigido pelo MEC.

Em meio à competitividade do mercado de trabalho, destaca-se quem tem experiência profissional e qualificação. Utilizando-se dessa realidade, a indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com o padrão exigido pelo MEC. Principalmente quando o assunto é MBA.

Aumentar o salário, atualizar-se, mudar de profissão, fazer contatos. Várias razões podem levar alguém a cursar uma pós-graduação. Quando se colocam as mãos no diploma, contudo, o cumprimento dessas metas depende de ter traçado um plano claro e de ter escolhido o curso apropriado.

Em meio à intensa propagação de programas de pós e MBA (Master in Business Administration, especialização em administração), o planejamento de carreira ganha importância. Inchado, o mercado sinaliza para uma espécie de auto-regulamentação. Acabou o tempo em que o título era sinônimo de promoção automática. Mesmo não sendo um diferencial absoluto, a pós ainda traz mais vantagens que o MBA.

Nesses cursos, não é exigido o término, nem sequer do segundo grau, mas que tem como principais alvos, os executivos que visam ampliar seus conhecimentos em técnicas de administração, que não disponibilizam de tempo para estudar fora ou mesmo, fazer o mestrado, que tem duração média de 4 anos. As principais áreas de MBA são Marketing, Varejo, Executivo e Finanças.

O Master in Business Administration, como o próprio nome diz e de acordo com as normas de regulamentação, deve ser uma escola de gestão empresarial voltada para o aluno que tem experiência profissional suficiente para viver em sala de aula as temáticas referentes ao trabalho do executivo. O mestrado profissional enquadra-se praticamente no mesmo segmento em que alguns cursos de especialização ou então os conhecidos MBAs buscam oferecer a profissionais já atuantes um aprofundamento na sua formação. No entanto, há diferenças importantes entre uns e outros que não podem ser ignoradas.

Os cursos de especialização ou MBAs são classificados como pós-graduação lato sensu, isto é, não garantem ao estudante ao se formar um título ou diploma, mas, sim, apenas um certificado de conclusão. Já o mestrado profissional é um curso stricto sensu, isto é, garante ao formado o título de mestre e um diploma de conclusão reconhecido legalmente.

Como a legislação brasileira exige que as instituições de ensino superior tenham em seu corpo docente mais de metade dos professores com grau mestre ou doutor, as instituições têm exigido ao menos o título de mestre de seus professores.

Porém na parte prática da formação do aluno, os dois tipos de cursos são equivalentes: O conteúdo dos MBAs como conhecemos no Brasil não é tão diferente do mestrado profissional. Porém a legislação brasileira não prevê que cursos de MBA realizados por instituições que não sejam universidades, etc., possam ser qualificados como mestrados. Os mestrados profissionais na área de Administração são os verdadeiros MBAs na acepção americana do termo. Na acepção brasileira, os MBAs não passam de cursos de especialização, não dão diploma, dão certificado. Por outro lado, o MBA pode enfocar alguns segmentos que o mestrado profissional não permitiria por conta da legislação.

Fonte: Talento Universitário