Mídia / Jornal Fera

Após recorde, aumento de inscrições no Sisu perde fôlego no penúltimo dia

09/01/2014

Depois de ultrapassar a marca de dois milhões de candidatos em menos de três dias de inscrições, o número de inscritos na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passou a crescer com menor velocidade. Entre as 18h de quarta-feira (8) e as 12h desta quinta (9), o Sisu recebeu pouco mais de 120 mil novas inscrições, e chegou a 2.124.416 candidatos, segundo balanço do Ministério da Educação divulgado no início da tarde desta quinta.
Nas primeiras 18 horas de inscrições, na segunda-feira (6), a velocidade de inscritos foi quase dez vezes maior: 1.058.715 de estudantes se inscreveram entre a abertura do sistema, por volta da meia-noite e as 18h30 de segunda.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (10) no site do Sisu.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42,13% de todos os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 –5.041.921, segundo os números oficiais– já se inscreveram para concorrer a vagas pelo Sisu.
No ano passado, mais de 4 milhões fizeram a prova, e 1,9 milhão de candidatos usaram a nota para tentar uma vaga pelo processo seletivo unificado do MEC.
Concorrência maior entre cotistas
A relação de candidatos inscritos por vagas oferecidas no sistema é maior entre quem se inscreveu pela lei ederal de cotas do que na ampla concorrência, segundo dados divulgados na manhã desta quinta pelo ministério.
Após três dias de inscrições, a relação na ampla concorrência era de 22,77 candidatos por vaga, segundo balanço apurado às 6h40 desta quinta-feira. Já entre os cotistas, a disputa era de 25,10 candidatos por vaga.
Os números mostram ainda que, desde a abertura das inscrições, na madrugada de segunda-feira (6), a concorrência entre os cotistas cresceu mais do que na disputa geral. A relação dos cotistas no primeiro dia era menor que na ampla concrrência, com 16 candidatos por vaga, nove pontos a menos que no balanço final de quarta-feira. Já na ampla concorrência, o crescimento foi menor de 18 para 22,77.
Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vagas estão distribuídas entre "Ampla concorrência", com 96.253 vagas, o que corresponde a 56,2% do total, "Lei de Cotas", com 64.082 vagas, correspondentes a 37,4%, e "Ações Afirmativas Específicas e Complementares", com 11.066 vagas, representando 6,5%.
Segundo o MEC, 61 instituições participantes do Sisu (mais da metade das 115) já ofertam mais de 50% das vagas para cotistas.
O total de inscritos ultrapassou a marca de 2 milhões de inscritos nesta quarta-feira (8) e bateu o recorde, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação. O sistema registrou 2.004.110 candidatos às 18h desta quarta. No primeiro semestre de 2013, o Sisu teve um total de 1.949.958 candidatos.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a lista das dez instituições mais procuradas na primeira edição de 2014 do Sisu, com mais de 21,1 mil inscritos. Em seu primeiro ano no sistema, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em segundo lugar, com cerca de 15,6 mil, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 13,8 mil, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pouco mais de 13 mil.
Inscritos por idade
Outro dado divulgado pelo MEC é o índice de inscritos por idade: 24,1% têm até 17 anos; . mais da metade (52%) têm entre entre 18 e 24 anos; 11,5% têm entre 25 e 30 anos; e 11,6% têm mais de 30 anos..
VEJA DICAS PARA AUMENTAR SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO SISU:
- Acompanhe sua posição e as notas de corte todos os dias
As notas podem mudar durante o período de inscrição: elas são anunciadas sempre às 2h e valem para o dia todo. Os estudantes não precisam ficar acordados de madrugada, podem verificar durante o dia quanto estão acima ou abaixo dessas notas. Elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso. Por isso, é importante que o candidato acompanhe sua colocação na lista de quem concorre no curso inscrito até o final do processo, às 23h59 desta sexta-feira.
- Cotistas também devem avaliar as notas dos candidatos da ampla concorrência
Nem sempre disputar uma vaga como cotista é mais fácil. Em alguns cursos, a concorrência para esse grupo pode ser maior que na ampla concorrência, em que todos disputam. Vale avaliar as notas nas duas modalidades.
- Se sua nota estiver muito distante da nota de corte, analise outras possibilidades
O candidato consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial. Ela pode ser consultada pelo estudante durante o período de inscrição, em seu boletim na página do Sisu. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Se a posição não estiver satisfatória, o ideal é partir para outros cursos, com notas de corte mais baixas, embora haja mais de uma chamada.
É proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e no mesmo local de oferta.
- Quem pode participar da lista de espera
A lista de espera do Sisu será utilizada para preencher vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.
Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e também os selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação poderá ser feita apenas na primeira opção de vaga escolhida.

O candidato deverá acessar seu boletim no sistema entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera, e aguardar a mensagem de confirmação.
Resultados
Na próxima segunda-feira (13), será divulgada a primeira chamada do Sisu para o primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.


Fonte: Educação Nacional