Mídia / Jornal Fera

Aprenda a responder perguntas com charges no Enem 2014

03/07/2014

 Você se sente inseguro ao responder perguntas que envolvem charges no Enem? Saiba que não está sozinho: muitos estudantes não sabem bem o que fazer quando se deparam com esse tipo de questão no exame e por despreparo acabam errando as respostas.

Mas, afinal: como acertar esse tipo de questão e garantir um bom desempenho no Enem 2014? Para ajudar você, o professor de português Tiago Cruz, do Cursinho da Poli, elaborou um passo a passo que pode ajudá-lo a acertar as perguntas que envolvem tirinhas:

1 – Entenda a linguagem como um todo
As tirinhas são compostas pela linguagem verbal (que são os diálogos e frases) e a não verbal (representada pelas imagens). Uma completa a outra, portanto entender as duas é essencial para compreender a mensagem que está sendo passada.

2 – Compreenda o humor
O humor nas tirinhas é baseado na ambiguidade, ou seja, na dualidade de sentidos. Isso significa que uma frase pode ter um significado diferente daquele que seria óbvio, portanto é essencial que o estudante tente encontrar qual é o sentido que o autor quis dar à frase.

3 – Perceba como a comunicação ocorre
As tirinhas têm comunicação rápida, pois devem passar a sua mensagem num espaço curto. O aluno deve estar preparado para interpretar o que está sendo dito na mesma velocidade, caso contrário não conseguirá compreender a charge. Perceber a sequência dos quadros (o que inclui imagens e textos) é crucial. Para treinar antes do Enem, leia questões desse tipo em provas anteriores e procure interpretá-las.

Os principais erros dos estudantes em questões com tirinhas
Segundo o professor Cruz, o principal motivo para os candidatos errarem as questões com tirinhas é por não entenderem o humor delas – fator que é crucial para identificar a resposta correta. “Quando falamos em entender o humor, alguns alunos brincam dizendo que não viram graça na charge. A questão, porém, é entender a construção do humor, ou seja, a sua ambiguidade, e não esperar uma piada”, esclarece.

Outra atitude que leva ao erro é a de ignorar a pergunta do enunciado. Isso acontece porque muitos alunos se empolgam ao ver a imagem e após ler a tirinha vão direto às alternativas, sem prestar atenção no que está sendo pedido no exercício. Assim, o estudante acaba escolhendo uma alternativa coerente, mas que não responde à pergunta feita e erra a resposta.

Sobre o Enem 2014
As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Com a nota do exame é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.

Duas novidades foram apresentadas este ano. A Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, vão usar a nota do Enem como processo seletivo. Serão utilizadas as notas das edições de 2011 (apenas Coimbra), 2012 e 2013 como critério para matricular candidatos brasileiros nos seus cursos de graduação.

Fonte: Universia