Mídia / Jornal Fera

Com parceria, FMU quer triplicar número de alunos até 2016

23/08/2013

O complexo educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) pretende triplicar o número de alunos nos próximos três anos, graças à associação com a Laureate International Universities, anunciada ao mercado nesta sexta-feira (23). Sem a união, o aumento só seria possível em cerca de dez anos, estima o vice-reitor executivo, Arthur Sperandéo de Macedo.
A aliança está sujeita à apreciação e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A meta de triplicar o número de alunos, segundo Macedo, inclui os estudantes da graduação, da pós-graduação e do ensino à distância, que será peça fundamental nesta expansão. “Grande parte deste crescimento, estimo algo em torno de 60%, virá pelo ensino à distância, com a capilarização nacional do nosso EAD.”
Durante entrevista, o executivo não respondeu em quê consiste exatamente a associação entre as duas companhias, nem informou os valores da transação.
“Valores propriamente ditos não posso, não devo e não tenho como antecipar, porque a transação precisa de aprovação do Cade. (...) Também não posso antecipar essas questões, se é fusão ou venda”, disse.
Mesmo com a aliança, o professor Edevaldo Alves da Silva seguirá no posto de presidente do Conselho de Administração do Complexo Educacional FMU e será também conselheiro da Laureate Brasil. Labibi Alves da Silva continuará na reitoria da FMU, “como tem feito há mais de 30 anos”. Segundo Macedo, todo o grupo gestor permanece no dia a dia das atividades da FMU.
A norte-americana Laureate possui 70 instituições instaladas em 29 países e, no Brasil, já é dona da Anhembi Morumbi. Questionado sobre se essa aliança poderia significar o fim da concorrência entre FMU e Anhembi Morumbi, o executivo disse que prefere que ela permaneça, por ser algo saudável.
“Entendo que a concorrência deva permanecer, agora é óbvio que uma associação dessa natureza já gera uma condição confortável para nós dizermos que o Complexo Educacional FMU passa a ser a maior instituição da cidade de São Paulo”, falou.
O anúncio ocorre meses depois de a Kroton e a Anhanguera Educacional, as duas maiores companhias de ensino privado do país, terem anunciado em abril uma fusão que criou um grupo avaliado em cerca de R$ 12 bilhões.
Outra união recente no mercado de edução é a compra de Sigma pela Abril Educação, por R$ 130 milhões, anunciado em julho e aprovada neste mês pelo Cade.
"A FMU está se associando à Laureate International Universities, rede de universidades líder global no segmento da educação. O objetivo de ambas as partes, por meio dessa aliança estratégica, é permitir aos seus centros universitários a continuidade do alto nível de excelência educacional que já é oferecido e a ampliação das possibilidades de aprimoramento dos projetos pedagógicos e de pesquisa", diz comunicado desta sexta-feira divulgado pela FMU.
No documento, a FMU informou que a associação com a Laureate não implicaria em mudanças de campi, marca, grade curricular, carga horário ou política de preços. Informação que o vice-reitor executivo reiterou, garantindo que “a marca FMU permanece”.
“Já estamos em franca campanha de processo seletivo para o segundo semestre (...). As atividades vão se manter rigorosamente como estão neste momento”, falou.
Ações na bolsa
Ao ser questionado sobre a possibilidade de a FMU abrir capital no futuro, Macedo afirmou que enxerga o lançamento de ações em bolsa como uma oportunidade, salientando, no entanto, que esta é uma opinião pessoal, não um tema que já tenha sido discutido durante a aliança.
“Acho que, em algum momento, essa possibilidade deve existir, vejo com bons olhos. Acho que é importante que uma instituição do tamanho da FMU tenha essa oportunidade para promover o seu crescimento, o seu desenvolvimento”, falou.
O vice-reitor executivo também informou que, até o momento, não foi feito nenhum cálculo sobre sinergias de custos ou sobre sobreposição de cursos, por exemplo, em função da associação. “Esses trabalhos se iniciarão a partir de agora no sentido de fazer com que, talvez, a gente possa aprimorar processos, incorporar novos processos e até propiciar que a Laureate possa fazer uso de práticas que são exitosas no Complexo Educacional FMU."

Para Arthur Esperandéo de Marcedo, apesar das recentes fusões, o setor de educação ainda tem muito espaço para consolidação. “A educação brasileira ainda engatinha. A despeito dessas incertezas com relação à economia, nós ainda temos potencial de crescimento no ensino superior e tem que ser desta forma."
Segundo ele, os porcentuais de jovens brasileiros egressos do ensino médio que chegam ao ensino superior ainda estão na faixa de 12% a 14%, o que é muito baixo. “O Brasil, se quiser ser uma nação desenvolvida e chegar ao primeiro mundo, nós precisamos atingir no mínimo 50% desses jovens.”
As universidades
A FMU foi criada há 45 anos e atua na cidade de São Paulo. Seu complexo educacional reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP) e Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM). A FMU já formou mais de 750 mil acadêmicos.
A Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades formada por mais de 70 instituições, entre elas a Anhembi Morumbi, com cerca de 780 mil estudantes em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia e Oriente Médio.

Fonte: G1