Mídia / Jornal Fera

Como escolher o tema da sua monografia

08/10/2014

A monografia é um dos trabalhos mais comuns para a conclusão de um curso, principalmente na graduação, em que aparece na forma de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) . Por isso, se você está na universidade, é essencial que compreenda suas principais características e saiba o que levar em consideração na hora de escolher um tema.

Como em todo trabalho científico, o texto da monografia é dissertativo e tem como maior objetivo a investigação aprofundada de um objeto de estudo bem delimitado. Segundo o professor Paulo Leandro Maia, em seu livro O abc da metodologia, um TCC se caracteriza por: “uma dissertação cujo objetivo é demonstrar, mediante argumentos, uma tese que é uma proposta de solução para um problema relativo a determinado tema”.

Sendo assim, uma monografia de TCC deve ser fundamentada em teorias, mas sempre propondo conclusões originais sobre o tema abordado, obtidas depois de muita pesquisa e experimentação prática.

Para isso, é importante que o seu objeto de estudo tenha referências suficientes. Ao escolher o tema de sua pesquisa acadêmica, certifique-se de que existem autores que já estudaram essa questão e que podem fornecer uma boa base conceitual, porém, tome muito cuidado para não apresentar um raciocínio já previamente discutido.

Uma monografia bem elaborada é aquela que contém opiniões bem fundamentadas e não necessariamente a que tem mais páginas. Ao contrário do que muitos pensam, não há um tamanho determinado para trabalhos desse tipo, porém, em geral, eles são extensos por abordar as múltiplas facetas de seu problema de pesquisa.

Em todo caso, a monografia é um projeto especial, que costuma ser produzido ao longo do último ano de estudos e requer muita organização em cada uma de suas etapas. Se você já tem uma ideia do que quer pesquisar, então o próximo passo é elaborar seu projeto de pesquisa e dar continuidade à sua monografia.

Fonte: Universia Brasil