Mídia / Jornal Fera

Como escrever uma conclusão

20/03/2014

Pesquisas, trabalho e redações devem conter uma conclusão. Esse item deve resumir os pontos principais defendidos nas páginas ou parágrafos anteriores e reuni-los com argumentos finais. Esse provavelmente será o último parágrafo de seu trabalho ou redação. Dessa forma, deve dar ao leitor a sensação de que o texto está completo e ele deve estar satisfeito com o que foi passado.

Confira 5 coisas que sua conclusão DEVE ter:

1º Lembre todos os tópicos do trabalho:

Lembrar aos leitores todos os tópicos que falou e argumentos que utilizou para confirmá-los. Faça isso de forma sucinta e objetiva.

2º Faça um resumo:
Procure fazer esse resumo de forma criativa e inovadora, para que não seja apenas um repetição do que já foi abordado.

3º Sugira leituras completares:
Sugira leituras complementares que o leitor pode usar para reforçar os pontos que você defendeu em seu texto. Faça isso explicando o quanto e porque seu argumento é importante para o leitor.

4º Sintetize o seu trabalho:
Sintetize todo seu trabalho de maneira profissional e demonstre o quanto você entende do assunto, abordando o tópico de maneiras diferenciadas.

5° Seja confiante:
Seja confiante e dê a seu leitor a impressão certa sobre sua capacidade intelectual.


Confira 4 coisas que esse item NÃO DEVE possuir:

1º Propor ideias que não foram apresentadas:
Propor novas ideias que não estavam enunciadas nas páginas anteriores.

2º Introduzir novas informações:
Introduzir novas evidências ou informações.

3º Fazer um texto parecido com a introdução
Fazer o texto de forma parecida ou similar à sua introdução. Lembre-se você já apresentou esse conteúdo durante todo o trabalho.

4º Ser dramático:
Ser dramático. Na tentativa de enfatizar a importância de sua pesquisa, não seja sentimental, dramático ou sensacionalista. Apegue-se aos fatos somente. 

Fonte: Universia