Mídia / Jornal Fera

Como se destacar em um processo seletivo de emprego

17/02/2017

Processos seletivos de emprego costumam ser formados por diversas fases: entrevista a distância, testes online, etapas presenciais, dinâmicas, entrevistas presenciais e demais atividades de avaliação. Compostos por vários candidatos, é preciso saber se destacar entre os demais concorrentes para conquistar a oportunidade.
As avaliações dos profissionais têm início no recebimento do currículo. Isso significa que as pessoas, suas competências e características estão sendo analisadas durante todas as etapas e que alguns erros podem ser desclassificatórios.
Portanto, para se destacar em um processo, o candidato deve apresentar algumas características básicas de comportamento. São elas:

TRANSPARENTE
Um candidato, se quer conquistar a vaga, deve ser transparente em todas as etapas do processo. Transparência significa não só saber falar a verdade, como também expor suas dúvidas, ter clareza sobre os objetivos profissionais e não prejudicar os concorrentes.
A mentira é o fator que mais elimina candidatos em processos. É preciso ser sincero no currículo, sincero para responder perguntas, sincero quando não entendeu algo, sincero quando combinar horário. A transparência é um requisito analisado durante todo o processo.

PONTUAL
Chegar com muita antecedência é ruim, pois pode demonstrar ansiedade - assim como chegar atrasado pode demonstrar descaso.
É ideal que o candidato chegue quinze minutos antes do compromisso. É claro que há casos em que o profissional precisa chegar antes. Quando isso acontecer, basta não solicitar que comecemos a entrevista antes, pois muitos já fizeram isso.
Em cidades grandes, como São Paulo, é comum acontecer imprevistos, especialmente por conta do trânsito. Se algo acontecer, pedimos apenas que nos avise. Seja por celular, por e-mail. Não ignore o fato de que não conseguirá chegar ou que chegará atrasado.

COMPROMETIDO
Um candidato comprometido é aquele que se preocupa com o processo seletivo, demonstra interesse em se desenvolver profissionalmente, comparece a todas as etapas, sabe perguntar quando está em dúvida, demonstra saber trabalhar em grupo e que tem senso de dono sobre suas funções e que é, acima de tudo, responsável. Comprometimento é uma característica fundamental em um bom funcionário.

PROATIVO
Proatividade é uma característica que vem sendo muito solicitada em processos seletivos. O candidato proativo é aquele que estudou a empresa antes; que sabe os requisitos da vaga; que se destaca nas dinâmicas em grupo; que demonstra ter iniciativa e sabe propor novas ideias. Empresas querem funcionários que mostram interesse pela mudança e que querem fazer parte dela.

EDUCADO

Um candidato educado é aquele que sabe o momento certo de falar; que respeita seus concorrentes; que sabe ouvir sem cortar a pessoa que está falando; e que entende posicionamentos contrários aos seus. Infelizmente, alguns candidatos são eliminados por não saberem nos respeitar e respeitar os outros profissionais que estão participando do processo.

CALMO
A ansiedade durante um processo seletivo é extremamente comum, mas é preciso saber controlá-la. Um candidato não pode cortar o recrutador ou os outros participantes. Também é importante que ele seja sincero se ele está nervoso, caso contrário, entenderemos que aquela é uma característica dele como pessoa. Respirar antes de falar e acreditar em si mesmo é fundamental para que um candidato vá bem em todas as etapas.

Fonte: Artigo escrito pela jornalista Giulianna Gaspareto com contribuição de Pamela Eduarda, Analista de Recrutamento e Seleção da Universia Brasil. Pamela é formada em Gestão de Recursos Humanos e é especialista em Coaching de Carreira. Atua há cinco anos na área – quatro deles na Universia.