Mídia / Jornal Fera

Como ser autodidata: conheça técnicas para aprender mais sozinho

24/05/2017

Quando alguém afirma que aprendeu algo sozinho, em geral, a maioria das pessoas tende a ficar impressionadas. Ser um autodidata – ou seja, aprender sem aulas ministradas por professores – às vezes parece coisa de quem é gênio ou possui um Q.I. de Einstein. Mas não é! Conheça algumas técnicas para aprender mais sozinho e ser um autodidata também!

Aprender algo sozinho, seja um idioma, uma habilidade ou o instrumento musical, tem muito mais a ver com dedicação, disciplina e estratégia do que com inteligência. E o primeiro passo é justamente inserir esse novo aprendizado no seu dia a dia. Sem a presença de um professor ou a obrigatoriedade de uma aula, é mais difícil manter um cronograma. Lembre-se que você será responsável pela continuidade e intensidade das suas aulas.

Outra forma de ajudar no seu aprendizado é buscar ferramentas que auxiliem os seus estudos. Seja como material de apoio ou como uma forma de aula, é interessante buscar aplicativos ou sites que façam com que você exercite seus conhecimentos. Aulas online disponíveis no YouTube, por exemplo, são uma boa opção.

A organização é a chave de tudo. Antes de mais nada, crie um cronograma com as suas aulas. Ele deve incluir os dias e horários em que você vai estudar, horas dedicadas, matérias abordadas e até mesmo quantidade de exercícios feitos. Além de ajudar a manter certa frequência, isso ajuda você a não repetir aulas e sempre estudar algo novo.

Aprender algo sozinho requer o mesmo que aprender junto a um professor: dedicação. A única diferença é que, nesse método, a única pessoa responsável pelo tempo que você determina para as suas aulas é você. Organize-se e busque formas de manter os estudos interessantes e diferentes e os resultados virão!

Fonte: Universia Brasil