Mídia / Jornal Fera

Conheça as principais diferenças entre escola e universidade

27/02/2014

Sair da escola e entrar na faculdade é um grande momento para todos os jovens. Eles estarão se despedindo dos amigos e dos professores e, em alguns casos, até mudando de cidade. Além disso, todo calouro deve também se preparar para as diferenças que irão se deparar na universidade. Veja quais são:

1 – Você controla a situação


Quando você entra na universidade é normal que os seus pais deixem de acompanhar tão constantemente a sua vida estudantil. Por isso, as responsabilidades se tornam maiores e você precisa aprender a controlar a situação. Aprenda, sozinho, a controlar os seus horários de estudo e a lidar com os problemas na universidade. Afinal, ser universitário é o primeiro passo para a vida adulta.

2 – Contato com a vida real

Enquanto você está na escola, provavelmente, você não possui muito contato com o mundo real. Você não precisa trabalhar, nem pagar contas e seus pais o protegem. Entretanto, na universidade, a situação muda. Você estará rodeado de pessoas mais velhas e experientes, poderá começar a trabalhar e lidar com dinheiro. Prepare-se para amadurecer muito durante a sua graduação.

3 – Novas pessoas

Se você estudou a vida inteira na mesma escola, é bem capaz que tenha tido poucas oportunidades de conhecer novas pessoas. Porém, na universidade, a situação é exatamente o oposto: você terá que começar tudo de novo e voltar a se aproximar de pessoas que não conhece. Além disso, mais do que na escola, na faculdade é essencial que você crie boas relações, já que essas pessoas podem ajudá-lo a entrar no mercado e conhecer contatos profissionais.

4 – Professores e aulas

As aulas na faculdade são totalmente diferentes das que você tinha na escola. O ritmo é mais rápido, o conteúdo é mais denso e existirão poucas oportunidades para tirar as suas dúvidas. Por isso, é importante que você tenha um bom relacionamento com os seus professores: são eles que poderão ajudá-lo quando você ficar atrasado em algum conteúdo. 

Fonte: Universia