Mídia / Jornal Fera

Descubra se você é um profissional introspectivo

07/08/2015

É muito comum confundir introspecção com timidez. Entretanto, essas duas características são distintas e não precisam estar necessariamente ligadas uma a outra. Apesar de muitas vezes ser prejudicial no ambiente de trabalho, ser introspectivo também tem um lado positivo, já que também pode revelar uma grande capacidade intelectual.


Existem vários tipos de profissionais introspectivos. Muitas vezes, essas características podem não estar muito evidentes. Diante dessa situação, é necessário, primeiramente, saber identificá-las e encontrar a melhor forma de lidar com elas.

A seguir, veja 4 atitudes que podem auxiliá-lo a identificar se você é ou não uma pessoa introspectiva no trabalho:

1 - Você prefere se relacionar com um número restrito de pessoas
Essa característica revela um tipo de introspecção conhecida como “social”. É comum em pessoas que são altamente seletivas em relação às suas amizades. Essa característica revela uma personalidade mais reservada.

2 - Você costuma se perder em seus próprios pensamentos
Pessoas introspectivas, em geral, costumam se perder dentro do seu próprio mundo. Apesar de muitas vezes ser assimilada no trabalho como falta de interesse ou distração, essa característica pode revelar um grande potencial criativo.

3 - Você evita se comunicar por “segurança”
Se você é do tipo de colega que evita se comunicar com os outros por não confiar na sua própria capacidade de socialização, o seu perfil possivelmente é aquele conhecido como introspectivo ansioso. As pessoas que apresentam essas características constantemente ficam nervosas na presença de desconhecidos.

4 - Você pensa demais antes de agir
Em geral, pessoas com esse tipo de introspecção pensam demais antes de falar e, muitas vezes, acabam perdendo a oportunidade para expor as suas principais ideias a equipe.

Fonte: Universia Brasil