Mídia / Jornal Fera

Dilma: "Enem é uma forma democrática de acesso à universidade"

15/05/2014

Na manhã desta quinta-feira (15), a presidente Dilme Rousseff ficou online na página do Facebook do Palácio do Planalto para responder dúvidas dos usuários sobre o Enem 2014. As perguntas foram respondidas via comentário. Ao ser questionada sobre um possível fim da indústria dos vestibulares, a presidente foi enfática: "o Enem é uma forma democrática de acesso à universidade".

"O Enem é uma forma democrática de garantir a todos os brasileiros e brasileiras maiores oportunidades de acesso à universidade. Com o Enem, você pode participar de um processo seletivo em 115 instituições de uma só vez. O nosso objetivo é um processo de seleção que teste não só o conhecimento, mas também que avalie a capacidade analítica", completou.

Cotas Raciais

A presidente também foi questionada sobre as cotas raciais no Enem e sobre a possibilidade dessa questão ser considerada racista. Dilma negou: "Não é racismo. As cotas raciais integram as ações afirmativas necessárias para que superemos as consequências de 300 anos de escravidão e do racismo dela decorrente."

Segurança

A presidente também afirmou que a segurança do Enem melhora a cada ano: "Sabe por que para nós a segurança é importante? É porque, com ela, garantimos a isonomia do exame: todas as pessoas que participam têm igualdade de oportunidade. Hoje, temos um amplo acordo com todas as secretarias de segurança dos Estados no País, ao mesmo tempo que as áreas de inteligência da Polícia Federal e das Forças Armadas dão amplo suporte a segurança do Enem. Por sua vez, a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Rodoviárias Estaduais prestam apoio principalmente no transporte das provas."

Sobre o Enem 2014

As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de maio no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A taxa de inscrição (R$ 35) deve ser paga até 28 de maio. Os estudantes da rede pública de ensino e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos de pagar o valor da inscrição.

Com a nota do Enem é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio e o a chance deingressar em universidades portuguesas.

Uma novidade é que em 2014 travestis e transexuais poderão utilizar o nome social para realizar a prova. Além disso, o Enem demonstra o seu caráter inclusivo ao facilitar a leitura do edital para deficientes visuais e auditivos.

A partir deste ano, a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas localizadas em Portugal, vão aceitar a nota das edições de 2011 (apenas Coimbra), 2012 e 2013 como critério de seleção para matricular candidatos brasileiros nos seus cursos de graduação.

Fonte: Universia