Mídia / Jornal Fera

Embriologia: aprenda mais sobre a profissão do futuro

01/04/2016

A Embriologia é a área responsável pelo estudo da formação e crescimento dos embriões, desde o momento de sua concepção até a hora do nascimento. Se objetivo é investigar nossas origens, a maneira como fomos criados e todos os aspectos envolvidos neste processo, na tentativa de descobrir soluções para má-formações e alterações genéticas.

Com alguns estudos específicos das células reprodutivas dos pais, é possível descobrir com antecedência se o bebê terá algum tipo de doença hereditária ou síndrome, ao longo de sua vida. A partir dessas constatações, os cientistas utilizam métodos de manipulação genética para solucionar as alterações. Por esse motivo, a Embriologia é considerada uma das profissões do futuro.

Entre os problemas que poderão ser resolvidos com ajuda dos estudos da Embriologia está a diabetes e até mesmo alguns tipo de câncer que tenham fatores hereditários. Por estar intimamente ligada com a saúde, essa área demanda conhecimentos aprofundados de Química e também emprega profissionais da Medicina.

Apesar de seus benefícios para a saúde da espécie humana, muitos cientistas questionam algumas das técnicas e aplicações da Embriologia, como a possibilidade de modificar os embriões geneticamente para que os país possam escolher características como a cor dos olhos, dos cabelos e até da pele.

A série webdocumental La Carrera Especial, que foi produzida pelo Banco Santander e tem como objetivo ajudar na escolha profissional dos estudantes pré-universitários, fará um passeio pela Embriologia e explicar detalhes da carreira que fará sucesso no mercado de trabalho do futuro.

O professor catedrático em Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Valencia, na Espanha, foi convidado para falar sobre o tema e mostrar detalhes da carreira em Embriologia e pesquisas na área. A estudante de medicina Nuria Ribera, de 21 anos, irá acompanhar o professor e aprender mais sobre a profissão.

Fonte: Universia Brasil