Mídia / Jornal Fera

Entenda porque você não atinge os seus objetivos

25/10/2016

Se os objetivos estão lá, mas eles nunca são cumpridos, você tem um problema. A habilidade para atingir seus objetivos, e persistir neles, é importante para se dar bem no mundo moderno. O primeiro passo para se livrar desse problema é identificar exatamente o que faz com que você nunca chegue perto dos seus objetivos. Existem alguns fatores muito comuns que impedem as pessoas de continuar no caminho dos seus objetivos. Leia a seguir quais são eles:

1. Você tem objetivos demais
Mirar em alvos demais ao mesmo tempo tem sempre o mesmo resultado: você erra. Não tem problema em ser uma pessoa ambiciosa, mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Se você quer fazer grandes mudanças na sua vida, escolha quais áreas merecem a sua atenção primeiro. Priorize os seus objetivos e se programe para lidar com no máximo dois deles por vez.
Isso significa fazer planejamentos sólidos de como essa tarefa será feita. Divida o seu objetivo em tarefas menores e perceba que eles ficam bem mais acessíveis do que antes.

2. Você não é obcecado com os seus objetivos
Listas de objetivos feitas no Ano Novo são feitas quase simbolicamente, assim como tantas outras que são feitas impulsivamente para depois nunca serem lidas novamente. A não ser que você se comprometa a fazer algo a respeito, não existe razão para pensar que os mesmos pontos estarão lá todo ano.
Seja honesto, quão comprometido você está com os seus objetivos? Com que frequência você pensa neles? Aqui vão algumas coisas que você pode fazer para não acabar deixando seus objetivos de lado:

• Leia sua lista de objetivos toda manhã e leia os pontos em voz alta
• Pense neles durante o dia: faça com que eles estejam presentes no seu dia-a-dia
• Seus objetivos devem ser algo a ser feito, atingi-los não é opcional
• Fale do seu objetivo com outras pessoas para aumentar o seu comprometimento

3. Você não está preparado mentalmente
Mesmo se você estiver obcecado pelo seu objetivo, será que você reage bem a obstáculos? Eles são uma garantia em qualquer caminho, mas muitas pessoas não estão preparadas mentalmente para enfrenta-los. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:

• Que obstáculos eu posso encontrar?
• Como vou resolve-los?
• O que teria que acontecer para eu desistir?

Só visualizar o que pode dar errado e fazer planos de como combater a situação já aumenta significantemente as suas chances de resistir perante obstáculos.

4. Você não tem paciência
Um efeito colateral da obsessão com o seu objetivo é que as coisas se tornam emocionais. Isso faz com que você gaste muito tempo pensando sobre eles, e rapidamente a sensação é de que você já está trabalhando neles a décadas, quando na verdade só se passaram algumas semanas.

Para combater a impaciência tenha um planejamento claro, com passos programados. Planeje para imprevistos e consulte esse mapa até o seu objetivo sempre que a sua paciência fraquejar. Lembre-se
que você tem tempo, e que para fazer acontecer é só continuar tentando.

Fonte: Universia Brasil