Mídia / Jornal Fera

Está fazendo TCC? Saiba como lidar com o estresse

09/10/2014

Todos os anos, milhares de universitários enfrentam o mesmo drama durante essa época: a temida entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Muito além da pesquisa, que já traz seus desafios particulares, esse período costuma ser emocionalmente difícil para os estudantes, que tem que lidar com a pressão de produzir um trabalho tão extenso e conduzir suas vidas pessoais e profissionais.

Nesse estágio da formação acadêmica, é normal ter crises de estresse. Muitas vezes, em meio ao desespero, os alunos costumam duvidar de si próprios e de seu trabalho, pensando até mesmo em desistir e recomeçar com outro tema. Essa reação, apesar de extremada, é normal. Com um prazo apertado (um ano para pesquisa e elaboração do texto), a pior opção possível é abandonar o tempo e o esforço despendidos, pois esses são recursos que não podem ser recuperados. Em uma situação como essas, o melhor é se acalmar e conversar com o professor orientador sobre a real necessidade de uma atitude radical como essa.

Aliás, a figura do professor orientador é uma das mais importantes nesse processo. O escolhido deve ter conhecimento sobre o tópico, mas também qualidades como a paciência para ajudar a superar as crises comuns durante as etapas de criação.

Outra dica para combater instantes de pânico é estar preparado para o pior. Pesquisas são imprevisíveis, por mais bem organizadas e conduzidas que sejam. Ou seja, atrasos e correrias de última hora sempre acontecem, não adianta se martirizar por isso.

A questão do tempo também é essencial para manter o equilíbrio nesse período. De fato, não há como negar, a monografia irá consumir praticamente todo o tempo disponível, então é preciso estar ciente que será uma época com a vida social menos intensa. No entanto, reservar momentos para relaxar é importante para evitar o aumento da tensão.

Por fim, ter em mente que é apenas uma fase é o melhor pensamento para quando tudo parecer perdido. Será uma época difícil, de muito comprometimento, mas o resultado promete compensar.

Fonte: Universia Brasil