Mídia / Jornal Fera

Estudantes usam a internet como ferramenta de estudo para o Enem

21/10/2013

Muitos estudantes ficam com cara de preocupado durante os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, é preciso apagar e começar de novo os exercícios na preparação para uma das provas mais importantes para quem quer uma vaga na universidade. “O Enem é uma grande porta de entrada para um novo mundo, um mundo do conhecimento”, conta a estudante Mayara Tenório. Uma das dicas para se sentir menos pressionado é fazer o simulado do Enem.
Segunda, terça e quarta é importante estar tirando as dúvidas. Daquilo que os alunos de fato erraram no final de semana do simulado. Mas já começa a desacelerar, porque o que teve de estudar já teve o ano todo”, diz a coordenadora pedagógica Alessandra Venturini, do cursinho Poli. “É a porta de entrada para a faculdade. Adrenalina, tensão, Muito difícil para todo mundo, até para os mais velhos”, confessa o empresário Rogério Esteves.
Não tem jeito, cada aluno tem uma tática para se preparar para a prova que está chegando. Para muita gente, o segredo é continuar estudando na escola mesmo depois das aulas, quando as salas e laboratórios já estão vazios. Muitos acreditam que, além dos livros, é indispensável no processo de aprendizagem a tecnologia. Juntos, alguns estudantes usam uma ferramenta online que simula as provas do Enem e ainda diz onde cada um tem que melhorar. “No final, ele gera o resultado. E vai aparecer os meus pontos fortes e fracos. Nisso, geram missões baseadas nos pontos fracos para ir treinando”, diz a estudante Rafaela Muniz.
Estudar assim é quase a mesma coisa que participar de um jogo pela internet com os amigos. É uma grande disputa. “Eu acho que é uma interação bem saudável porque a gente acaba trocando conhecimento. O que um sabe, o outro não sabe, e a gente acaba ajudando um ao outro”, explica a estudante Camila de Almeida. “Eu componho meus sambas para poder relaxar. E que venha o Enem!”, conta com humor a estudante Mayara Tenório.

Fonte: Educação Uol