Mídia / Jornal Fera

Faça simulado e veja como estudar para o Enem a um mês das provas

26/09/2013

Falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, e o G1 reuniu dicas importantes para quem vai fazer as provas, marcadas para os dias 26 de outubro (ciências humanas e ciências da natureza) e 27 de outubro (linguagens, matemática e redação). Nesses 30 dias, ainda é possível se preparar e rever conteúdos que podem fazer a diferença no resultado. Afinal uma boa nota no Enem pode significar o ingresso ao ensino superior.
1) Faça o simulado Geekie Games
Uma boa opção é treinar para o Enem pela plataforma "Geekie Games - O desafio do Enem", que oferece, além de um simulado inteligente para os alunos que farão o Enem, um plano de estudos personalizado com base nos erros demonstrados pelos candidatos. A participação no simulado é gratuita e feita inteiramente pela internet.
Professores e diretores de escola também têm uma área exclusiva na plataforma. Há uma interface que dá a possibiliade de acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Enem.
As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.
Por isso, a plataforma consegue entender em quais conteúdos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar "missões" que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.
Para participar é preciso se inscrever criando login e senha ou usando o seu perfil no Facebook. O acesso vai permitir acumular pontos nas provas, comparar o seu desempenho com os de outros participantes, e receber um relatório com seus pontos fortes e pontos fracos em cada uma das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem.
Ao enviar, as respostas serão analisadas e ele vai receber um desempenho em cada uma das provas. O participante vai poder ver quantas questões acertou, e quais foram os pontos fortes e os pontos fracos diagnosticados naquele teste.
Em texto e vídeo, o estudante pode rever o conteúdo e assimilar melhor a matéria. Em seguida, ele é convidado a fazer testes para detectar se entendeu melhor o assunto.
Pelo "Geekie Games" será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.
De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.
2) Pratique com as provas anteriores
O Enem é um prova extensa que exige concentração, por isso é importante pegar as edições anteriores e respondê-las como se fosse a prova de verdade, controlando o tempo.
Também é imprescindível avaliar o modelo, os temas que costumam ser mais cobrados para não ter sustos na 'hora H.'
3) Faça redações
Nesta reta final ainda dá tempo de treinar o texto. O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 203. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.
O Inep lançou o Guia do Participante do Enem com dicas para a prova e todas as novas regras para a correção da redação. Mercadante explicou que formou uma comissao de doutores e pós doutorres para ajudar no treinamento de quem vai fazer a correção da redação do Enem.

As provas
As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.


Fonte: G1