Área do aluno

Mídia / Jornal Fera

Hábitos que podem passar uma imagem errada sobre você no trabalho

28/03/2017

“A primeira impressão é tudo”. Quem nunca ouviu essa frase? Porém, o que muitas pessoas esquecem, é que uma imagem não se constrói somente na primeira impressão. As pessoas são avaliadas conforme hábitos e posturas que passam diariamente. Algumas atitudes, por exemplo, podem passar uma mensagem totalmente oposta à que você gostaria. Conheça alguns hábitos que podem “estragar” a sua imagem no trabalho:

MENTES FECHADAS, PORTAS FECHADAS

Dificilmente as pessoas apreciam trabalhar com alguém que é irredutível ou mente fechada. Deixar de ouvir sugestões e conselhos da equipe – ou não pedir em nenhuma ocasião – pode passar justamente essa imagem a seu respeito. Busque escutar o que seus colegas têm a dizer e mostre que a visão deles também é relevante na construção do trabalho.

CONTROLANDO AS EMOÇÕES

É normal, em meio as frustrações e possíveis decepções dentro de uma empresa, que você tenha dias ruins que o façam ficar mal-humorado e até possivelmente distribuir uma ou duas respostas atravessadas. No entanto, é muito negativo para a sua imagem quando isso se torna um hábito. “Explodir” é uma das maneiras mais repudiadas de se lidar com algo ou alguém. Um bom líder – assim como um bom funcionário – busca soluções e é firme quando necessário, mas sem gritos, ataques de fúria ou desrespeito.

DE OLHO NA FOFOCA

Tão presente no cotidiano das empresas, a fofoca é, possivelmente, um dos principais problemas quando se trata de imagem. Um comentário maldoso sobre algum colega pode prejudicar de modo permanente a sua carreira. Por isso, cuidado ao falar de alguém! Evite misturar o pessoal com o profissional e mantenha-se afastado de conversas que envolvam fofocas.

SENSO DE HUMOR É PRECISO

As pessoas tendem a seguir – e admirar – quem se mostra apaixonado pelo que faz, porém, elas também apreciam quem sabe conduzir sua função com bom humor. É claro que certas ocasiões pedem seriedade, mas não é preciso ser sério o tempo todo. Saber dosar a sua paixão e comprometimento com humor faz com que o ambiente de trabalho pareça mais amigável e leve, algo ao qual a maioria das pessoas tende a reagir muito bem.

Fonte: Universia Brasil | Foto: Shutterstock