Mídia / Jornal Fera

Inep divulgará conceitos de correção e espelho da redação do Enem

19/02/2016

Na segunda semana do mês de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá divulgar os conceitos de direitos humanos que serão utilizados na correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Juntamente com essas informações, será disponibilizado o espelho das redações do Enem 2015, ou seja, o material que indica as correções feitas pelos avaliadores.

O motivo da divulgação dos critérios foi um pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Goiás, que solicitou ao Inep reunir todos os tópicos usados na correção em um único guia disponível do site do Instituto, na tentativa de elucidar qualquer dúvida sobre as diretrizes utilizadas na análise do texto.

O procurador da República Ailton Benedito de Souza considerou a falta desses dados um “desrespeito ao dever legal de as entidades públicas divulgarem informações de interesse coletivo”.

Em defesa, o Inep informou que todo material sobre direitos humanos já está disponível para consulta pública na política nacional de educação. De qualquer maneira, o Instituto acatou o pedido do MPF.

Fonte: Universia Brasil