Mídia / Jornal Fera

Jovem empreendedor: aprenda a ser um bom chefe antes de abrir sua empresa

11/11/2016

O sonho de abrir uma empresa pode colocar várias preocupações técnicas na sua cabeça, mas antes é preciso saber que você também precisará gerenciar pessoas.

Ser um empreendedor bem-sucedido vai muito além de estabelecer contatos e fechar negócios. Por isso, se você quer garantir o sucesso da sua companhia, confira como ser um chefe memorável:

Reconheça seus erros e se desculpe
Quando você cometer erros, confesse. Lembre-se de que ainda que você seja o chefe, ainda pode falhar. Desculpe-se por cada um dos seus erros para que seus funcionários se sintam incentivados a agir da mesma maneira.

Faça analises de desempenho periódicas
Faça com que os seus funcionários se comprometam com as metas por meio de análises de desempenho periódicas. Entretanto, lembre-se de que é preciso tempo para alcançar os objetivos estabelecidos, portanto, não gaste o tempo deles voltando ao assunto em períodos curtos. Você deve ser capaz de notar o desempenho deles diariamente e não apenas por meio de uma análise.

Evite o excesso de reuniões
Seus funcionários não têm tempo a perder: uma empresa que dá seus primeiros passos tem muito serviço a ser feito. Por isso evite o excesso de reuniões e agende esses encontros apenas quando for um assunto extremamente necessário.

Crie planos de desenvolvimento
Ajude seus funcionários a entenderem quais são as metas individuais de cada um e estabeleça com eles um plano para alcançá-las. Porém, assim como as análises de desempenho, não deixe que essa atividade se torne uma perda de tempo para os seus funcionários. Você deve saber o que cada um quer e precisa alcançar e verificar isso ao longo do ano.

Fonte: Universia Brasil