Mídia / Jornal Fera

Melhore seu uso da internet nos trabalhos acadêmicos

20/10/2015

Diferentemente dos estudantes de anos anteriores que precisavam passar horas dentro de bibliotecas para concluírem os trabalhos acadêmicos, hoje tudo é muito mais simples. O aluno só precisa ter um tema de pesquisa e conexão à internet para entender diversos pontos sobre a disciplina escolar. No entanto, a internet pode ter muitas informações erradas e levar os estudantes a cometer grandes erros se não pesquisarem de maneira correta. Por isso, veja como fazer um trabalho consistente tendo a internet como fonte de dados:


1 – Avalie a credibilidade do site
Sempre desconfie do que você lê na internet. Procure sempre utilizar informações de portais reconhecidos e sites de instituições reconhecidas. Evite o uso de textos de blogs como base para o trabalho, porque você não tem nenhum dado concreto que faça com que confie no que está publicado.

2 – Tome cuidado com o plágio
Muitos alunos não entendem a dimensão que o fato de plagiar um texto pode tomar. Esse ato é considerado completamente antiético, principalmente dentro do ambiente acadêmico. Por isso, sempre que for utilizar um trecho de um texto de algum autor, coloque-o entre aspas com a indicação do local que o retirou.

3 – Cheque as informações
Além de analisar a confiabilidade do site que está pesquisando, também é importante checar os dados obtidos. Mesmo que você confie no que encontrou, busque-a em outros locais para analisar se ela se repete. Caso você encontre uma divergência muito grande, analise quem poderia fornecer a informação precisa.

4 – Não deixe os livros e outras fontes de lado
A internet é de grande praticidade para os alunos, principalmente quando deixam para realizar os trabalhos com um prazo de entrega apertado. Entretanto, sempre que puder extrair dados de livros e conversar com especialistas no assunto que está tratando terá resultados muito mais profundos que os colegas que se embasarem somente nos registros digitais. Ao mesclar os tipos de fonte, você tem mais chances de conseguir uma boa nota.

5 – Aprenda a pesquisar
É necessário saber selecionar bem as palavras-chave no momento de procurar sobre um tema na internet. Escolha algumas que serão capazes de filtrar bem o seu conteúdo, selecionando links de pesquisa que realmente possam ser interessantes para você. Uma boa dica é tentar atingir o maior grau de especificidade possível para encontrar muitos conteúdos interessantes.

Fonte: Universia Brasil