Mídia / Jornal Fera

Músicos apontam erro conceitual em questão de física do Enem

29/10/2013

Músicos consultados pelo G1 veem um erro conceitual no enunciado em uma questão da prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada neste sábado (26). A pergunta de número 90 (prova amarela) diz que em um piano a próxima nota do 'dó central' é a 'dó maior', e pede a razão entre as frequências.
Segundo Paulo Castagna, professor de música da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a questão está mal formulada porque o 'dó maior' não é uma nota, e sim um acorde de três notas. Por conta do erro, os músicos acreditam que a questão deveria ser anulada.
"A legenda 'dó central' não indica uma frequência específica, mas um mapa de frequências. Além disso, 'dó maior' não é nota, é acorde de pelo menos três notas, cuja comparação não faz sentido. A nomenclatura correta para as distintas notas da escala é dó 1, dó 2, dó 3, etc", diz Castagna.
Luiz Amato, que também leciona na Unesp, afirma que o "autor da pergunta estava se referindo ao dó oitava acima deste central e que tem exatamente o dobro de frequência." "Deveria, com certeza, ter consultado algum especialista da área."
Wander Azanha, professor de física do Cursinho Oficina do Estudante, afirma que a confusão entre nota e acorde não é um problema para os físicos. "Para nós a figura sendo nota ou acorde é indiferente, não muda nada."
Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Cursinho Objetivo, também diz que o erro conceitual não compromete a questão.
O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem, informou que uma equipe está debatendo as questões pedagógicas das provas. E que somente depois desta análise será publicado o gabarito - até esta quarta-feira (30).


Fonte: G1