Mídia / Jornal Fera

Não conheço o tema da redação do Enem. Ainda dá para passar?

05/08/2014

Depois de tanto estudo, finalmente chega o dia do Enem. O nervosismo está estampado no rosto de todos os candidatos, inclusive no seu. Mesmo depois de tantos meses se dedicando, o receio de esquecer algum conteúdo importante ainda é presente. Já na sala, logo que recebe a prova do fiscal, você corre para ler a proposta de redação e ver o que te aguarda. É nesse momento que o pânico começava a tomar conta: você simplesmente não conhece o tema. E agora?

Você, com certeza, em algum momento desse ano, já imaginou essa situação, tendo em vista que é muito comum dar branco na hora da prova, assim como não ter ideia de como agir diante da proposta de redação por causa de ansiedade.

Pensando nisso, a Universia Brasil conversou com a professora de redação do Cursinho da PoliAndrea Lanzara, e perguntou o que o aluno deve fazer quando NÃO tiver conhecimento prévio do tema proposto.

Segundo a professora, nessa situação, o estudante tem que se apoiar na coletânea oferecida pelo Enem . E ela ressalta: “o aluno deve tirar as ideias principais desses textos e tentar, a partir delas, recuperar informações que ele tenha sobre o tema em questão”, disse.

De maneira nenhuma o estudante deve copiar partes dos textos motivadores, mesmo que os use como citação para corroborar seu ponto de vista, porque o examinador não desconsiderará esses trechos. “É claro que ele vai ter um prejuízo no que diz respeito à pontuação final, já que num texto informativo você tem que estar informado para falar sobre qualquer tema”, completa a professora. “Mas mesmo assim ele consegue alguma saída, se apoiando nos textos motivadores”.

Por isso, se der branco, não se desespere. Leia os textos motivadores e tente relacioná-los com situações do seu dia-a-dia. Tradicionalmente, os temas das redações do Enem são relevantes nacionalmente, de maneira que você provavelmente presenciou ou ouviu algo a respeito. Embora não seja a citação de um grande pensador, um exemplo rotineiro bem desenvolvido pode contribuir e muito para a sua argumentação. Não se esqueça disso.

Fonte: Universia Brasil