Mídia / Jornal Fera

O que fazer quando a empresa não dá retorno sobre a entrevista

03/10/2013

Depois de dias se preparando, finalmente você fez uma entrevista. Você acredita que foi bem e que tudo irá dar certo. Porém, o tempo passa e ninguém te liga. E agora? Veja como você deve agir nesses casos, sem pagar mico:

1. Pergunte
Pergunte para as outras pessoas que foram entrevistadas se elas já obtiveram algum retorno da empresa. Entretanto, essa estratégia nem sempre é verdadeira: se a companhia falou com outra pessoa, mas não com você, pode ser que eles estejam somente analisando melhor o seu perfil.

2. Converse com o recrutador
Após a entrevista, pergunte ao recrutador se há um prazo para dar a resposta. Nada garante que esse prazo será cumprido, mas já dá uma noção.

3. Entre em contato com o RH
Ao invés de procurar diretamente o entrevistador, converse com o RH da empresa para saber se há algum posicionamento no processo seletivo. Um prazo bom para entrar em contato é após 2 semanas.

4. Mande um e-mail para o recrutador
Caso você tenha o contato direto com o recrutador, mande um e-mail ao invés de ligar. Muitas vezes, ele é um profissional ocupado e não poderá ser atencioso pelo telefone. Pela internet, ele terá mais tempo para responder e de forma calma.

5. Agradeça
Sempre que entrar em contato com a empresa, é importante que você agradeça pela oportunidade e depois pergunte sobre o andamento do processo.

6. Tempo máximo
Geralmente, o tempo máximo para obter uma resposta é de um mês. Se, mesmo entrando em contato, a empresa não se posicionou, o melhor que você tem a fazer é partir para a próxima vaga.


Fonte: Universia Brasil