Mídia / Jornal Fera

OAB aplica neste domingo a segunda fase do XII Exame de Ordem

10/02/2014

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplica neste domingo (9) a segunda fase do XII Exame de Ordem Unificado. A prova prático-profissional será realizada a partir das 13h (horário de Brasília) e terá cinco horas de duração. Os bacharéis convocados para a segunda fase foram os que acertaram pelo menos 50% das 80 questões da prova objetiva.

A OAB vai divulgar o padrão de respostas preliminar das questões na noite deste domingo. O resultado preliminar será divulgado no dia 7 de março. O prazo para recursos vai 8 a 11 de março. O resultado definitivo sairá no dia 25 de março.

De acordo com Leonardo Avelino, coordenador nacional do XII Exame da OAB, 20% dos cerca de 120 mil candidatos inscritos nesta edição do exame conseguiram a aprovação na prova objetiva.

A prova da segunda fase é composta por duas partes. A primeira é uma redação valendo cinco pontos correspondente a uma peça processual em uma das áreas determinadas pelo candidato no momento da inscrição: direito administrativo, civil, constitucional, empresarial, do trabalho, penal ou tributário. A segunda parte são quatro questões dissertativas valendo 1,25 ponto cada.

A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. O candidato deve colocar no caderno de respostas primeiro a peça profissional, depois as respostas das questões, pela ordem, dentro do espaço delimitado.

Banca examinadora
A OAB também divulgou, junto com a relação dos locais de prova, os nomes dos examinadores que vão corrigir as questões da segunda fase do XII Exame.

A divulgação dos nomes da banca é uma novidade no exame e passou a valer a partir desta edição. A banca é composta por dez coordenadores, cada um responsável por uma área de conhecimento (direito administrativo, tributário, civil, processual civil, do trabalho, processual do trabalho, constitucional, penal, processual penal e empresarial), além de 22 professores avaliadores do banco de questões da banca examinadora e recursal.

Esta edição do Exame da OAB é a primeira também a contar com a regra da "repescagem". Os candidatos que vão fazer a segunda fase e que não forem aprovados ao final do processo, poderão se inscrever na próxima edição e entrar diretamente na segunda fase. As inscrições para o próximo exame serão abertas no dia 27 deste mês.
 

Fonte: G1