Mídia / Jornal Fera

Pedagogia: tudo que você precisa saber sobre a carreira!

18/08/2016

O Curso
Se você tem interesse pela área educacional, você pode optar pela formação em Pedagogia. Esse curso possibilita crescimento para o profissional com foco na área de educação e formação de pessoas.

A graduação de Pedagogia tem durações de 3 ou 4 anos e proporciona diversas oportunidades de aprendizagem no sistema da administração e no magistério, podendo o profissional dessa área exercer funções com base no gerenciamento, e supervisão do sistema de ensino, orientação de alunos e professores, verificação do cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais, avaliação do processo de aprendizagem e das aptidões dos alunos, planejamento e análise de atividades e materiais voltados para a Educação.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do pedagogo é bastante amplo. Depois de formado, o profissional encontrará oportunidades de trabalho na iniciativa pública e privada, dentro dos ambientes escolares, lecionando na educação infantil, educação especial e ensino fundamental. O pedagogo poderá também atuar como supervisor, coordenador pedagógico, além de estar habilitado a assumir cargos de administração escolar.

Em espaços não escolares, dependendo da área de especialização do profissional, há oportunidades de trabalho em hospitais, como pedagogia hospitalar, empresas principalmente nos departamentos de recursos humanos, isso sem falar na educação não formal, que apresenta oportunidades de trabalho em ONG’s, igrejas e outras entidades e organizações associativas.

Novos horizontes para o pedagogo
Depois de concluir seus estudos de graduação, o pedagogo pode optar por cursar uma especialização ou por uma pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado), ampliando assim seu leque de oportunidades no mercado de trabalho, tornando o seu currículo mais competitivo, seja na área docente ou empresarial.

Com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação, surgem novos campos de atuação para o pedagogo, que pode encontrar uma colocação profissional, por exemplo, nas áreas de tutoria, produção de conteúdo e design instrucional em cursos à distância. Psicopedagogia, educação inclusiva e pedagogia empresarial são também áreas com bastante potencial de crescimento.

Fonte: Blog Instituto IBE