Mídia / Jornal Fera

Por que estudar Demografia

10/01/2017

Como o significado da palavra já diz, Demografia é a área que estuda as populações humanas. O curso faz parte da área de Ciências Sociais e conta com programas de especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado nas universidades.

O objetivo do curso de Demografia é contribuir para o avanço da área, sempre conectado a outros tópicos da sociedade, como saúde, questões ambientais, ocupação territorial, entre outros.

Para os que sonham em cursar alguma disciplina das Ciências Sociais, a especialização em Demografia pode ser uma ótima escolha para dar continuidade aos estudos. Conheça melhor o curso a seguir:

O PROFISSIONAL DA ÁREA

Quem opta pela profissão vai trabalhar com o estudo sobre a população utilizando conhecimentos estatísticos. Ele analisa o crescimento populacional, as taxas de natalidade e mortalidade, emigração, expectativa de vida, entre outros aspectos. O foco central do curso é a análise dos números populacionais, que servem como base para a criação de projetos que ajudem na melhoria do dia a dia em sociedade.

Há forte base teórica no curso, para que a análise dos dados coletados seja a mais eficaz possível e que consiga formar um panorama do cenário social atual. A ideia é que o profissional consiga, por meio das técnicas, desenvolver boas habilidades de análise e investigação. O profissional precisa saber lidar tanto com poucos dados, provenientes de uma cidade, por exemplo, tanto como globais.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho tem oportunidades em institutos de pesquisa do governo, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) .
Há diversos aspectos sociais que podem ser explorados e, por isso, há forte cruzamento de dados para entender o perfil de determinada população.

Ao usar as técnicas demográficas para coletar bons dados, o profissional consegue criar um material rico que pode inclusive ser usado por outros profissionais. Jornalistas, por exemplo, podem utilizar os dados encontrados pelo demógrafo para utilizarem em uma reportagem ou na checagem de uma informação fornecida por uma fonte.

Por conta do alcance que o trabalho do demógrafo tem dentro da sociedade, é fundamental que ele entenda essa dimensão e tenha grande responsabilidade sobre tudo o que produz. Os dados podem, por exemplo, ser fundamentais para a criação de um projeto que auxilie a população menos favorecida e, por isso, é essencial que haja precisão neles.

Fonte: Universia Brasil