Mídia / Jornal Fera

Professor 5 dicas para não se estressar neste ano letivo

11/02/2016

No início do ano letivo, tanto estudantes como professores fazem planos sobre o que desejam que aconteça ao longo do ano. Uma das preocupações do docentes, por exemplo, é fazer com que as aulas tenham boa qualidade e consigam ensinar tudo o que precisam. No entanto, é necessário saber lidar com as responsabilidades e estresse da profissão. A seguir, veja o que você, professor, deve fazer para ter um bom ano letivo:


1 – Não leve trabalho demais para casa
Principalmente no período de provas e de entrega de trabalhos acadêmicos, você terá que corrigi-los em casa. No entanto, tente sempre encontrar um tempo durante o expediente para adiantar essas atividades. Tente levar a menor quantidade de trabalho para casa, para que você consiga relaxar e não ficar sobrecarregado.

2 – Não tema em pedir ajuda
Você pode não saber determinada explicação para uma aula ou estar com dúvidas ao preparar uma atividade para os alunos, por exemplo. Quando isso acontecer, não tenha medo de pedir ajuda para os colegas de trabalho, visando melhorar o seu desempenho em sala de aula. Você não precisa sempre ter as respostas que os alunos precisam e, caso não tenha, busque profissionais que possam ajudá-lo a encontrá-las.

3 – Aprenda a relaxar
Lidar com muitos estudantes pode ser uma atividade estressante à medida que o ano letivo passa, mas você precisa aprender a conviver com isso. Busque sempre ter um tempo livre para realizar as atividades que você gosta e ter momentos de lazer com familiares e amigos, com o objetivo de descontrair da rotina.

4 – Lembre-se por que você é professor
Você teve um motivo que fez com que você optasse pela carreira da docência e, para não desistir, precisa sempre se lembrar de qual é ele. Quando você se sentir desanimado, faça com que seus sonhos o motivem a continuar sendo um bom profissional.

5 – Não deixe seu bem-estar de lado
Por mais que você se preocupe em ser um profissional excepcional, em nenhum momento você pode deixar o seu bem-estar de lado. Não deixe que a rotina o sobrecarregue, fazendo com que você perca a motivação.

Fonte: Universia Brasil