Mídia / Jornal Fera

Prova de exatas do Enem cobra temas básicos; veja o que estudar

20/06/2013

com conteúdos mais básicos e de forma menos "conteudista" se comparadas a questões das mesmas matérias na Fuvest. É a opinião dos especialistas

MAIS ENEM


No exame, atualidades são pretexto para cobrar análise de conteúdos


Estudar com provas antigas é principal dica para fazer bom Enem

"A prova da Fuvest, por exemplo, requer muito conteúdo e fórmulas, mas não é simplesmente isso. É entender bem o procedimento matemático", afirma Alessandro Menezes, professor de matemática do cursinho da Poli. "Já no Enem, são cobrados temas mais básicos".

Eduardo Figueiredo, coordenador da disciplina de física do colégio e curso Objetivo, concorda. "O que você tem de saber são leis básicas, interpretação de gráficos e textos", afirma. "Contudo, a prova do Enem agora tem mais conteúdo que antigamente, mas é algo mais contextualizado, da vida cotidiana".

Para Alexandre Simonka, professor de física do colégio Vértice, muitas vezes o fenômeno em questão é explicado no próprio enunciado do Enem.

"Isso não quer dizer que se o aluno não tiver nenhum conhecimento da matéria ele conseguirá se sair bem só por ter a habilidade de interpretar textos, pois sem um conhecimento básico será muito difícil procurar o que é relevante no enunciado", afirma Simonka.

A dificuldade das questões pode estar, então, no tempo de solução. "O enunciado de exatas dificilmente é muito longo, ao passo que em humanas todos são. O aluno perde muito tempo para ler. Em história e geografia, ou ele sabe ou não sabe, já em física e matemática, ele tem que pensar, fazer a resolução", diz Figueiredo.

Fonte: educaccao.uol.com.br