Mídia / Jornal Fera

Qual o momento certo para cursar um MBA?

20/11/2014

Em busca de uma promoção ou de uma especialização para melhorar o currículo, muitos profissionais optam por tirar um certificado de MBA.

No entanto, antes de procurar uma instituição para fazer isso, é preciso analisar se esta é realmente a melhor solução para alavancar sua carreira no momento.

Para esclarecer algumas das principais dúvidas dos profissionais sobre o assunto, conversamos com o coordenador de MBA e Gestão Comercial e Vendas da PUC Rio, Jorge Duro.

Em seu livro, chamado “Mitos Corporativos – o que os MBAs não ensinam”, ele desmistifica alguns conceitos reproduzidos sobre MBAs e fala sobre algumas habilidades que podem ser tão valiosas quanto esse certificado.

Como você teve a ideia de escrever um livro sobre este assunto?

Jorge Duro - Ao longo da minha vida profissional de mais de 20 anos, tenho observado que apesar dos MBAs agregarem valor à carreira dos alunos, faltava desenvolvimento de competências fundamentais para dar continuidade à carreira de executivos, principalmente para que eles disputem posições de topo nas organizações.

Então, o livro trata de histórias que eu vivenciei profissionalmente nas consultorias onde trabalho.

O MBA é muito importante no inicio da carreira de gestão, mas as pessoas que vão assumir a diretoria ou presidência de uma empresa vão ter que ter outras competências que normalmente os MBAs não ensinam.

Quais são os mitos mais comuns sobre os MBAs?

Jorge Duro - Existe um mito central que é de que o aluno que concluiu um MBA está pronto para assumir uma função de chefia ao concluir o curso, e de que o conhecimento técnico adquirido no programa será suficiente para o resto de sua carreira.

Isso não é verdade. Muitas vezes a pessoa acredita que o cargo é que dá poder a ela.

E de certa maneira o cargo oferece um poder ligado à hierarquia daquela empresa, porém ela precisa desenvolver habilidades de liderança.

Na pratica, à medida que uma cresce na carreira, suas competências técnicas vão migrando para competências politicas.

Ela vai ter que saber lidar muito com pessoas. Pois o seu resultado depende da forma como ela gerencia sua equipe. Então é preciso saber se pronunciar.

O que o profissional precisa saber antes de tirar essa certificação?

Jorge Duro - O profissional que irá cursar um MBA deve ser graduado. Além disso, ele precisa saber que o propósito do MBA é formar gestores, e que entre suas atribuições ele deverá saber delegar, comandar, liderar, negociar, administrar conflitos e se comunicar.

Qual o melhor momento para começar um MBA?

Jorge Duro - Geralmente, uma pessoa procura o MBA quando ela está para assumir um cargo de chefia e tem uma bagagem de experiência muito técnica.

Então, ela procura a certificação para desenvolver as habilidades de um gestor.

Em outras situações, o profissional que não teve oportunidade de aprender os princípios de gestão em uma graduação procura o curso para ingressar em uma grande organização ou até mesmo montar seu próprio empreendimento.

Que outra forma além do MBA o profissional pode usar para crescer na carreira?

Jorge Duro -
O profissional que deseja crescer em uma organização deve estar sempre desenvolvendo suas habilidades para se comunicar, relacionar e influenciar pessoas.

Ele também precisa desenvolver competências para administrar conflitos, negociar e projetar situações no trabalho.

Fonte: Exame