Mídia / Jornal Fera

Saiba por que as redes sociais prejudicam o desempenho dos estudantes

16/06/2014

Hoje em dia, não é incomum vermos estudantes acessando seus perfis em redes sociais durante a aula. Apesar de muitos acharem que essa não é uma atitude negativa, acessar redes sociais durante o estudo pode ser mais prejudicial do que muitos estudantes pensam.

Um dos primeiros aspectos que pode ser prejudicado com sites como Twitter e Facebook é o foco. Acessar redes sociais enquanto estuda é uma multitarefa, atividade que nem sempre é positiva nos estudos. A multitarefa é vista de maneira positiva por muitas pessoas, mas, na verdade, ela prejudica os resultados de cada uma das coisas que a pessoa faz ao mesmo tempo. Ou seja, se o estudante deixasse de fazer mais de uma coisa simultaneamente, o seu desempenho seria melhor.

Em estudo realizado pela University of Califórnia, Los Angeles (UCLA), mostra que o cérebro demonstra diferentes modos de reagir enquanto estuda. Se o aluno foca somente na aula a área ativada é o hipocampo, responsável pela memorização a longo prazo. Agora, estudantes que mexiam em seus celulares ou notebooks enquanto o professor falava acionavam o corpo estriado, que também pode memorizar informações, mas de maneira não tão eficiente quanto o hipocampo.

Além disso, estudantes podem se sentir viciados pelas redes sociais, e esse vício influencia negativamente em seu desempenho acadêmico. Sites como o Facebook têm a função de unir pessoas, por isso, indivíduos que não acessam frequentemente seu perfil se sente como se estivessem excluídos do círculo de amizades. Essa sensação de querer estar constantemente dentro das conversas pode ser viciante e prejudicar diversos aspectos da vida de uma pessoa, inclusive os seus estudos.

Por isso, se você deixa de dormir para ficar “navegando” nas redes sociais e sente dificuldade de focar nos estudos porque se sente mal por não checar o seu perfil frequentemente, talvez seja hora de tentar se desligar desse vício. Existem aplicativos que facilitam esse processo de diminuir o acesso a determinados sites, e você pode contar com a ajuda deles.

Comece a acessar com menos frequência as suas redes sociais e os seus resultados em provas e testes será muito melhor. Bons estudos!

Fonte: Universia