Mídia / Jornal Fera

Selecionados no Sisu devem estar atentos para não perder prazo da matrícula

16/01/2014

Os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem estar atentos para não perder o prazo da matrícula. O resultado será divulgado nesta segunda-feira (13) e o prazo para a matrícula nas instituições vai de 17 a 21 de janeiro. A previsão é que a lista dos selecionados seja divulgada pela manhã no site do Sisu, mas o Ministério da Educação não especificou o horário. O resultado poderá ser consultado também nas instituições participantes e na central de atendimento, por meio do telefone 0800-616161.

O estudante selecionado deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. Quem perder o prazo, perde a vaga. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso na hora da inscrição, na primeira chamada ele pode ser selecionado tanto para a primeira quanto para a segunda opção. O candidato selecionado para a primeira opção que não efetuar a matrícula será automaticamente excluído do processo de seleção. Já o candidato selecionado para a segunda opção que não efetuar a matrícula poderá ainda ser convocado na segunda chamada, para a primeira opção, caso as vagas do curso não sejam todas preenchidas.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 de janeiro e a matrícula dos estudantes selecionados poderá ser feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O estudante que não for selecionado em nenhuma das duas chamadas ou for selecionado na segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de curso. Para isso, é preciso fazer a adesão no "site" do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, ele oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

O balanço divulgado pelo Ministério da Educação na noite de sexta-feira (10), antes do encerramento das inscrições, mostra que os inscritos no Sisu já eram quase 50% dos 5 milhões de candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, o que totaliza 2,4 milhões de candidatos. O Sisu seleciona os candidatos com base na nota do Enem. O balanço final dos inscritos no Sisu será divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã de segunda-feira.