Mídia / Jornal Fera

Trancar ou abandonar curso superior? Saiba como agir

15/07/2014

O Brasil perdeu de 7x1 para a Alemanha na última terça-feira (8) no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, mas isso não quer dizer que você tem que tomar uma goleada na redação do Enem 2014. O Mundial é um tema em evidência e com grandes chances de cair na prova e, por isso, separamos 7 assuntos relacionados ao campeonato para ajudar você a treinar. Confira:

1. Patriotismo
Quem não passou na frente de um prédio e contou diversas bandeiras penduradas pela janela? O verde e amarelo tomaram conta do País durante as últimas semanas, fosse nas camisetas ou até mesmo no retrovisor do carro. O Hino Nacional foi cantado em alto e bom som nas partidas, revelando a paixão nacional de um jeito como só o brasileiro consegue mostrar. Por isso, o patriotismo pode ser um tema proposto para debate pelo Enem.

2. Manifestações durante o Mundial
Por mais que o povo tenha se mobilizado para assistir aos jogos, muitos brasileiros continuaram as manifestações que tomaram as ruas nas semanas anteriores ao campeonato. O que querem esses manifestantes? O Enem pode sugerir que o estudante analise essas reivindicações e encontre possíveis soluções para os problemas.

3. Cobertura da mídia
A mídia mostrou o Mundial de diversas formas que podem ser analisadas na redação do exame. A imprensa priorizou os jogos, as reivindicações sociais de manifestantes ou os estrangeiros que vieram conhecer o Brasil? Os veículos de imprensa foram éticos em todas as suas coberturas? A liberdade e os seus limites são extremamente relevantes para o exame.

4. Legado do Mundial
Com o campeonato próximo ao fim, muitos se perguntam o que vai restar do Mundial. Como vai ficar a economia brasileira? A reflexão e análise de dados ligados aos jogos podem ser cobradas, incentivando o estudante a fazer o balanço dos seus benefícios e prejuízos.

5. Ética dentro e fora do campo
O Enem sempre cobra temas que englobem os direitos humanos, portanto a ética é forte candidata para aparecer na edição de 2014. Como foi o comportamento das pessoas dentro e fora do campo? Desde a mordida do jogador Suárez até a compra de ingressos reservados aos deficientes físicos, muitas reflexões podem ser feitas sobre as últimas semanas.

6. Racismo
Quando o jogador Camilo Zúñiga tirou Neymar do Mundial, muitos usuários começaram a fazer comentários racistas nas páginas de redes sociais do atleta. Antes do campeonato, o ocorrido com o jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em campo, já fez com que o povo brasileiro refletisse sobre o racismo nos gramados. A proposta do Enem pode ser elaborada de forma que o estudante disserte sobre os direitos humanos não apenas nos estádios de futebol, mas em todos os contextos.

7. Limites do humor
Após a derrota do Brasil pela Alemanha, muitos usuários das redes sociais aproveitaram o momento para fazer brincadeiras relacionadas aos dois países. Porém, até que ponto a piada pode ser encarada como humor e onde ela se torna ofensiva? Imagens envolvendo o ditador Adolf Hitler e as tragédias ocorridas no Holocausto, por exemplo, foram muito utilizadas e podem ser encaradas como hostis para quem sofreu com esse período.

Fonte: Universia Brasil