Mídia / Jornal Fera

Unicamp mantém n° de candidatos de escola pública após dobrar bônus

11/10/2013

Apesar de dobrar o bônus para estudantes formados no ensino médio público, o número de inscritos manteve o índice para o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se comparado com a seleção do ano passado. Dados da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) mostram um registro recorde de 73.818 inscritos. No entanto, ocorreu o aumento pouco significativo de 0,2% no balanço dos candidatos oriundos de escolas públicas com o total de 27%, o que representa 19.946 estudantes, sendo que na seleção anterior foram 27,2%.

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) criado neste ano é considerado uma alternativa à política de cotas do governo federal. O benefício também é concedido para os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que representam 17,3% do total de inscritos deste ano, ou seja, 12.808 estudantes, contra 16,5% no vestibular anterior.

Com a mudança, os estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras passa a ter a bonificação de 30 para 60 pontos a mais na nota final do vestibular. Já os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 60 pontos, outros 20 (eram 10) pela cor/etnia, totalizando 80 pontos.

Vestibular
Os candidatos disputarão 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A relação candidatos por vaga geral subiu de 19,6 no vestibular passado para 21,3 nesta edição. Em relação a 2013, a alta é de 9,5% no número de vestibulandos.

A Comvest vai divulgar no dia 31 de outubro, em sua página eletrônica (www.comvest.unicamp.br), os locais de prova da primeira fase, que será realizada em 10 de novembro de 2013. A segunda fase ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. Dia 20 de dezembro a Comvest está programada a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase e os respectivos locais de provas. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas, em Campinas, entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2014.
O vestibular Unicamp 2014 mantém o mesmo formato de provas do ano passado. A primeira fase tem duas partes: a Redação (com duas propostas de textos a serem realizadas) e a parte de Conhecimentos Gerais (com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio). Na segunda fase, as provas são de natureza discursiva e aplicada em três dias consecutivos.


Fonte: Uol Educação