Mídia / Jornal Fera

Universidades terão 90 dias para criar cotas para a pós-graduação

12/05/2016

Na tarde da última quarta-feira (11), o ministro da Educação Aloizio Mercadante assinou a portaria que estabelece um prazo de 90 dias para as instituições de ensino superior apresentarem um plano de ações afirmativas para a inclusão de alunos negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação. Além disso, as universidades deverão formar comissões próprias para discutir e aperfeiçoar as ações.

“Tivemos um avanço fantástico com nossa política de cotas, mas temos ainda um caminho a percorrer”, disse Mercadante sobre a proposta de inclusão para cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado. O titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Paulo Gabriel Nacif, exaltou a importância do programa. “Isso é algo que nunca existiu no Brasil”, disse Nacif. “Essa discussão sempre foi marginal, e agora [...] todos os programas, todas as universidades devem apresentar propostas para que a diversidade brasileira seja reconhecida e esteja presente nos programas”, completou.

A proposta também dá à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a responsabilidade de coordenar a elaboração de um censo periódico para analisar os alunos da pós-graduação. O objetivo é acompanhar as ações de inclusão e assegurar a evolução do programa. Além disso, o documento estipula a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as ações.

Fonte: Universia Brasil