Mídia / Jornal Fera

Universidades vão receber resultado do Enade 2012 a partir de segunda

06/09/2013

As instituições do ensino superior vão receber a partir de segunda-feira (9) o resultado da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicada em 2012. As universidades terão até o dia 15 para se manifestar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) por meio do sistema eletrônico e-MEC se quiser contestar a nota recebida. O Inep vai divulgar o resultado final do Conceito Enade 2012 a partir do dia 23. A portaria que fixa estes prazos foi publicada nesta sexta-feira (6) no “Diário Oficial da União”.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Cada curso é avaliado a cada três anos.
A prova é aplicada anualmente para estudantes de determinados cursos. No ano passado, os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
A prova teve 20,1% de abstenção em todo o país. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame teve a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Outros 118.056 estudantes não apareceram para fazer a prova. Ao todo, 587.351 estudantes estavam habilitados e inscritos.
Enade 2013
Está disponível para consulta de inscrições pela internet a página do Enade 2013. Os estudantes podem consultar o cadastro através do site. As provas serão realizadas no dia 24 de novembro. Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Fonte: G1